Curiosidades

Conheça a história desses “gênios” da comunicação

0

A comunicação é uma necessidade natural do ser humano. Ao longo dos anos, diversas pessoas moldaram a forma como nos comunicamos atualmente.

Veja abaixo uma lista de “gênios” da comunicação.

1- Alexander Graham Bell e a comunicação por telefone

Foto: Reprodução

Nascido em 3 de março de 1847, em Edimburgo, na Escócia, Alexander Graham Bell estudou medicina em Londres (Inglaterra) e em Würzburg (Alemanha). Em seguida, se especializou em linguística do som e fisiologia.

Logo após isso, realizou experimentos para a comunicação entre pessoas que não ouvia bem. Com isso, Bell desenvolveu um aparelho que transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos.

Os impulsos passavam por um fio e chegavam a outro aparelho, que os traduzia em som. Esse invento era o telefone. A primeira conversa utilizando o objeto foi em 1876, quando Graham Bell utilizou o aparelho para chamar o assistente dele, que estava em outra sala.


2- Auguste e Louis Lumière e a história do cinema

Foto: Reprodução

Auguste (19 de outubro de 1862) e Louis Lumière (5 de outubro de 1864) nasceram em Besançon, na França, e ficaram conhecidos em todo o mundo como os irmãos Lumière.

No final do século 19, os irmãos criaram um projetor chamado cinematógrafo, que anos depois originou a palavra cinema. O equipamento era utilizado como câmera e projetor. 

Em 28 de dezembro de 1895, eles apresentaram a invenção em um cinema de Paris, projetando as primeiras imagens em movimento registradas na história.

As imagens eram filmes mudos, em preto e branco, com cerca de 1 minuto de duração. Um deles mostrava um trem chegando a uma estação. As pessoas que estavam na exposição ficaram assustadas, acreditando que um trem entraria na sala.

3- Guglielmo Marconi e a comunicação via rádio

Foto: Reprodução

Guglielmo Marconi nasceu no dia 25 de abril de 1874, em Bolonha, na Itália, e foi considerado o principal inventor do rádio.

Desde a infância, Marconi já se interessava por física e eletricidade. No início, ele realizava experimentos no laboratório do pai até que conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a cerca de 4 quilômetros de distância. Em seguida, Marconi apresentou o sistema na Inglaterra e fundou a própria empresa.

No ano de 1901, estabeleceu comunicações sem fio entre França e Canadá. Por causa das descobertas de Marconi, surgiu a primeira rede intercontinental de comunicação por rádio, na década de 1920.

Em 1931, Marconi transmitiu de Roma (Itália), por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

4- John Logie Baird e a criação da televisão

Foto: Reprodução/Royal Television Society

John Logie Baird nasceu em 14 de agosto de 1888, em Helensburgh, na Escócia. Na juventude, estudou Engenharia, em Glasgow, e fez experiências para construir uma televisão, o sonho de muitos inventores daquela época.

Aprimorando as descobertas dos antecessores, John Baird conseguiu transmitir pela primeira vez uma imagem televisionada, no ano de 1925.

Logo após isso, Logie Baird desenvolveu um sistema formado de um disco giratório perfurado, na parte de trás acendia luzes de neon, que responderam ao sinal de uma estação de rádio. As imagens eram capturadas por meio de outro disco giratório.

No ano de 1926, Logie Baird fez a primeira demonstração da TV diante de 50 cientistas. Mais tarde, ele conseguiu transmitir sons e imagens simultaneamente.

5- Walt Disney Company

Foto: Reprodução

Nascido em 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos, Walt Disney, junto com o irmão Roy Disney, fundou, em 1923, a Walt Disney Company e produziu filmes feitos com a técnica de desenho animado. 

O ratinho Mickey Mouse, criado em 1927, se tornou o símbolo da produtora. Em seguida, no ano de 1939, Walt Disney lançou o primeiro longa-metragem: Branca de Neve e os Sete Anões.

Logo após isso, produziu grandes sucessos, como Bambi, Pinóquio e Cinderela. 

Em 1955, foi inaugurado o parque da Disneylândia, na Califórnia. Anos depois, em 1971, foi inaugurado o Walt Disney World, na Flórida. 

Atualmente, a Walt Disney Company possui estúdios de cinema, canais de televisão, rádios, plataformas de streaming e parques temáticos.

Fonte: Recreio

Gato de Schrödinger: físico descontrói a teoria e explica

Matéria anterior

Mulher vai ao médico e descobre copo em sua bexiga

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos