Conheça a Mitologia Chinesa e alguns de seus deuses incríveis
Tempo de leitura:3 Minutos, 55 Segundos

Conheça a Mitologia Chinesa e alguns de seus deuses incríveis

O mundo é extremamente diverso e nos deparamos com diversas culturas a todo o momento. Em tempos onde a internet é acessível para a maioria das pessoas, fica fácil fazer algumas viagens sem sair de casa, com os lugares que queremos visitar e as culturas que queremos viver na palma das mãos. Essa diversidade pode ser notada dentro de um mesmo país, onde regiões mantém suas devidas tradições. É ainda mais intensa quando falamos de diferentes países ou, melhor ainda, continentes. É impossível falar sobre tradições, histórias e mitologia como um todo sem citar a mitologia chinesa, que é uma das mais interessantes do mundo.

A China é um país misterioso e encantador ao mesmo tempo. Por lá, podemos nos deparar com as crenças por todos os lados, com imagens de deus e deusas, criaturas místicas, personagens históricos, os famosos e adorados dragões, unicórnios e etc. Com o passar do tempo, a China foi construindo seus mitos com base nas histórias, religiões e filosofias de seu povo. Diante disso, decidimos buscar um pouco mais sobre a mitologia chinesa e seus deuses e trazer para você, caro leitor. Confira conosco a seguir essas entidades soberanas e compartilhe com seus amigos desde já.

Deuses da Mitologia Chinesa

1 – Panku, o Criador

panku o criador deus chines

Panku é o criador do mundo, deu início a tudo. Em certa época, só havia o caos, do qual surgiu Panku. Ele foi o primeiro ser com consciência da história. Usando um machado, ele dividiu o mundo entre o céu e a terra. Após sua morte, seus olhos se tornaram o Sol e a Lua, o seu hálito virou o vento e os parasitas que habitavam o seu corpo, viraram os animais que hoje habitam o mundo.

2 – Nu Wa

nu wa deus chines

Na falta de alguém para conversar, Nu Wa foi a responsável pela criação do ser humano, utilizando o barro como matéria principal. Feliz com o resultado do primeiro humano, ela começou a moldar mais pessoas e povoar o mundo. Infelizmente sua criação não era imortal e, ao perceber que morriam, ela criou o sexo. Desta forma, os seres humanos podiam se reproduzir sozinhos, sem que ela precisasse criar o tempo inteiro.

3 – Fu Xi

fu xi

Fu Xi era marido e irmão de Nu Wa, além de um grande protetor dos humanos. O deus foi o responsável por mostrar a nós como realizar atividades mais complexas, como forjar os metais, escrever e mapear as estações do ano. De acordo com a mitologia, Fu Xi foi o primeiro imperador chinês, tendo reinado de 2852 a.C. a 2737 a.C.

4 – Shennong

shennong

Shennong é um deus com a barriga cristalina e por meio dela consegue ver tudo o que acontece. Foi ele quem ajudou os humanos, que não tinham conhecimento sobre o plantio, logo não sabiam se as plantas eram tóxicas ou não. Fez com que as pessoas experimentassem todas para ver como agiam no corpo. Shennong foi o responsável pela criação da medicina chinesa ao ver como as plantas curavam.

5 – Imperador de Jade

imperador de jade

O Imperador de Jade é outro deus da mitologia chinesa. Ele é considerado por muitos o rei do céu e do inferno. Ele é o comandante dos Quatro AO, deuses da água capazes de assumir a forma de dragão e manipulam a chuva e o mar.

6 – Yu

yu deuses chineses

Em várias mitologias, existem versões diferentes do dilúvio. Na mitologia chinesa também podemos encontrar. Ela fala sobre um deus engenheiro, Yu, que, em vez de construir uma arca, construiu canais para lidar com a inundação vinda do céu.

7 – Guan Di

guan di mitologia chinesa

Guan Di, da mitologia chinesa, é o deus da guerra. Embora sanguinário, ele fica bastante satisfeito quando a paz reina no mundo. Historiadores acreditam que o mito derive de um guerreiro real.

8 – Huang Di

huang di deus chines

Também conhecido como Imperador Amarelo, Huang Di têm quatro faces e consegue ver tudo. Um dos maiores feitos do deus foi subir ao céu, provando aos humanos a existência de outro reino.

9 – Yi

yi deus chines

De acordo com a lenda, houve um tempo onde dez sóis se revezavam para iluminar o nosso planeta. Certo dia, todos eles se revoltaram e apareceram juntos, causando assim secas e mortes. Nesse momento, Yi com seu arco e flecha destruiu nove sóis, deixando apenas um.

10 – Tsao Chun

deus chines

Em diversas cozinhas chinesas, é possível encontrar a imagem desse deus. Isso porque acredita-se que, no ano novo, ele faz um relatório sobre o lar. Sendo assim, a tradição é lambuzar sua boca com mel, para que ele fale apenas palavras doces.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.