Curiosidades

Conheça a Técnica Pomodoro

0

Por conta da pandemia, ocasionada pelo Covid-19, muita gente passou a adotar o regime home office. Adaptar-se à nova realidade, para muitos, não foi fácil. Afinal, inúmeras distrações, como, por exemplo, checar o celular, brincar com o pet ou até mesmo cuidar dos filhos, acabaram influenciando a produtividade e, como resultado, no fim do dia, muitos foram dominados pela sensação de que ainda havia muito o que fazer.

O italiano Francesco Cirillo, em seus primeiros anos como estudante universitário, na década de 80, sentiu na pele tudo isso. “Depois que a alegria de concluir meus exames do primeiro ano acabava, me encontrava em uma crise existencial, um momento de baixa produtividade e alta confusão. Todos os dias, eu ia para a universidade, frequentava aulas, estudava e voltava para casa com o desânimo de que eu realmente não sabia o que eu estava fazendo, que estava perdendo meu tempo”, relata Cirillo em seu livro The Pomodoro Technique (A Técnica Pomodoro, em o português).

“As datas dos exames chegavam tão rápido, e parecia que não tinha como me defender do tempo. Um dia, na sala de aula do campus onde eu costumava estudar, observei meus colegas com um olhar crítico e, em seguida, olhei ainda mais criticamente para mim: como me organizava, como interagia com outras pessoas, como estudava. Ficou claro para mim que o grande número de distrações e interrupções e o baixo nível de concentração e motivação estavam na raiz da confusão que eu estava sentindo”, acrescenta.

Produtividade

Por não se sentir útil, Cirillo resolveu fazer uma aposta consigo mesmo. “Você pode estudar — realmente estudar — por 10 minutos?”, lembra o italiano.

“Não ganhei a aposta imediatamente. Na verdade, levou tempo e muito esforço, mas no fim eu consegui. Naquela primeira pequena etapa, encontrei algo intrigante. Com esta nova ferramenta, me dediquei a melhorar meu processo de estudo e posteriormente meu processo de trabalho. Tentei entender e resolver problemas cada vez mais complexos, a ponto de considerar a dinâmica do trabalho em equipe”.

Foi exatamente desse processo que surgiu a Técnica Pomodoro. A ferramenta, basicamente, é um método inventado por Cirillo para gerir melhor o tempo e o nomenclatura é com base no cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano), que o italiano utilizava para delimitar o tempo e, assim, concluir suas tarefas.

Obviamente, Cirillo, com o tempo, começou a aperfeiçoar a técnica.

Como funciona a Técnica Pomodoro

Em suma, a essência do método visa utilizar o tempo como aliado. Nela, o indivíduo deve definir as tarefas do dia, as que precisam ser executadas em 25 minutos, com pequenos intervalos entre uma e outra. Confira, na íntegra, o passo a passo:

1) Escolha a tarefa a ser executada;

2) Ajuste o cronômetro para 25 minutos;

3) Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque;

4) Quando o alarme tocar, verifique se completou a tarefa

5) Faça uma pausa curta (5 minutos);

6) Depois de concluir quatro blocos de 25 minutos de trabalho, faça uma pausa mais longa (30 minutos).

De acordo com Cirillo, o ideal é que o indivíduo que utilizar a técnica concentre-se ao máximo para realizar uma qualquer tarefa que foi definida. O indivíduo precisa focar também no tempo que foi determinado. Além disso, é preciso anotar as distrações que ocorreram durante o período de execução de uma atividade.

Conforme explicou o italiano, o objetivo da técnica, além de aumentar a produtividade, é deter a procrastinação. Em entrevista à BBC, Cirillo diz que, “ao sabermos o número de tarefas que conseguimos realizar durante o dia e o tempo gasto em cada uma delas, o método nos permite avaliar como podemos organizar melhor o nosso dia”.

De oito em oito anos, enxames de milípedes param os trens no Japão. Agora os cientistas sabem o motivo

Artigo anterior

7 celebridades que são poliglotas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido