Muitas pessoas sonham em viajar o mundo e conhecer a maior quantidade de lugares possíveis. Há quem se aventure em um mochilão por algum país, outros mais intensos escolhem um continente e partem sem rumo, apenas para explorar o máximo possível. Voltamos de viagens com uma bagagem de conhecimento que levamos para a vida toda. A culinária, os pontos turísticos, as danças, músicas, a cultura como um todo de algum lugar é capaz de nos encantar e fazer voltar. Se você for uma dessas pessoas que adoram rodar o mundo, com toda certeza, vai querer conhecer Alqueva, em Portugal.

Essa é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Portel. O lugar tem 79,20 quilômetros quadrados e uma população de apenas 329 habitantes (2011). O nome "Alqueva" deriva de “alqueive", que significa "terra de pousio" ou "deserta". Isso diz muito sobre a Freguesia, visto que o maior problema por lá é a escassez de água. A pequena cidade passou por uma fase de desertificação com a chegada dos muçulmanos, para recuperar depois da fundação Nacionalidade.

Por lá, podemos encontrar diversos pontos turísticos que vão nos fazer se apaixonar pelo lugar. Temos a Igreja Matriz, a Capela de Santo Antônio, o marco da Penha Ventosa e o marco geodéstico, por exemplo. No entanto, o que mais chama a atenção dos turistas é o céu estrelado que podemos observar por lá. Trouxemos mais detalhes para você, caro leitor. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos.

Publicidade
continue a leitura

Alqueva, a melhor cidade do mundo para ver o céu estrelado

A vida nos grandes centros urbanos e a grande poluição transformam totalmente o prazer de admirar a beleza das estrelas. No entanto, essa pequena cidade de Portugal nos permite isso de uma forma única. Em Alqueva, podemos sentir o céu mais próximo. Apesar de ser um lugar pouco conhecido, até mesmo por turistas aventureiros, esse é considerado o melhor lugar do mundo para observar as estrelas.

Publicidade
continue a leitura

Alqueva é o primeiro sítio do mundo a receber o certificado "Stalight Tourism Destination". Isso indica que aquela é uma região com baixa poluição luminosa. Sendo assim, é possível observar o céu noturno de uma forma única e extremamente especial. O título é concedido pela Starlight Foundation e é apoiada pela UNESCO.

Publicidade
continue a leitura

Além do céu bem aberto, a cidade possui ótimas condições atmosféricas que permitem a visualização plena das estrelas durante a maior parte do ano. A região, uma pequena aldeia pitoresca, ainda é conhecida por sua riqueza cultural e natural. De fato, o lugar é mais do que perfeito para quem busca dormir sob a luz noturna natural e olhando para as estrelas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 26/08/20 10h16