• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 curiosidades sobre a cultura do Irã que vão além do Islã

POR A redação    EM Entretenimento      14/01/16 às 16h44

E aí amigos leitores do Ultra Curioso, nós já conhecemos muitos fatos sobre a cultura iraniana, mas algumas curiosidades realmente as pessoas não fazem ideia que poderia existir nessa cultura. Mesmo com alguns costumes que as pessoas são contra, como a relação das leis com as mulheres, ainda sim existem várias coisas interessantes que podem te deixar impressionado, quebrando um pouco dessa ideia negativa que a maioria das pessoas tem contra a cultura do Irã.

Bom, para mostrar para vocês que existem várias curiosidades interessantes sobre o Irã que vão muito mais além do Islã, fizemos uma lista de 12 fatos que você provavelmente não sabia, então, confira agora:

1 - Contrabando de álcool

bebida-alcool

Apesar do álcool de ser proibido no Irã, cerca de 60 a 80 milhões de litros de bebidas alcoólicas são contrabandeados par ao país todos os anos. A punição para cidadãos que consomem álcool no Irã é de 80 chicotadas, uma punição pesada mas que milhares de pessoas se arriscam, apenas para se embebedar.

2 - Bandeira Iraniana

3857729155-bandeira-do-ira_

A bandeira iraniana atual foi adotada em 1980 e tem três faixas horizontais iguais com as cores verde, branco e vermelho. Verde é a cor do Islã e representa um crescimento, branco simboliza honestidade e paz, e vermelho representa bravura.

3 - Rio Karun

Karoon_Dam_Bridge_ira

Apenas um rio no Irã, chamado Karun, pode ser navegado por barco e somente para distâncias curtas.

4 - Abastecimento de água

Qanat

Desde os tempos antigos, as pessoas no Irã usam um sistema de abastecimento de água chamado de qanat ou kanat. Ele faz a coleta de água subterrânea e através de túneis manda a água para lugares onde as pessoas precisam.

5 - Refeições

This Sunday, July 6, 2014 photo, shows an Iraqi family waiting to break their fast during the hold month of Ramadan in Basra, Iraq. For the millions of Muslims abstaining from food and drink from sunrise to sunset every day during Islam?s holiest month of Ramadan, that first sip of water after a grueling fast is by far the most anticipated moment of the day. (AP Photo/ Nabil al-Jurani)

A maioria das casas no Irã não tem mesas nem cadeiras. Em vez disso, as pessoas sentam em almofadas no chão para comer suas refeições.

6 - Punições

doutrina-2

No Irã, quando uma garota sofre assédio sexual ou é abusada a culpa não cai no delinquente que cometeu o crime, mas sim na mãe da garota que foi abusada, pois ela não protegeu sua filha.

7 - Estupro

BLACKBURN, UNITED KINGDOM - OCTOBER 14:  A Muslim woman wearing a niqab veil protests outside Bangor Street Community centre where Leader of the House of Commons Jack Straw is holding one of his weekend surgery appointments where he faced a protest by around 50 Muslim protesters on October 14, 2006, Blackburn, England. Jack Straw made comments last week regarding his view that veils such as the Burqa and Niqab split communities. (Photo by Christopher Furlong/Getty Images)

Se uma mulher é estuprada no Irã, a polícia tem o poder de forçar o estuprador a casar com sua vítima, com ou sem o seu consentimento. No Irã, eles dão mais valor em uma mulher divorciada do que em uma moça solteira com o hímen rompido.

8 - Gato persa

46559_Papel-de-Parede-Gato-Persa-Branco_1600x1200

O gato persa é uma das raças mais antigas do mundo. Eles se originam dos planaltos do Irã, onde seu longo pelo sedoso os protegia do frio. Alguns comerciantes italianos trouxeram a raça para a Europa no século 17, onde se tornou um símbolo de status exótico.

9 - Tráfico de seres humanos

prison-162885_1280

O Departamento de Estado dos EUA cita o Irã, juntamente com a República Democrática do Congo, Coreia do Norte e Arábia Saudita como centros de tráfico de seres humanos. O governo iraniano tem mostrado pouco esforço para conter o tráfico sexual. Muitas vezes são as meninas em vez dos traficantes que são torturados e executados por violar as normas de comportamento do Irã.

10 - Prostituição infantil

9q6tjnw9qrseykbucf8a1883f

Nos últimos anos, a prostituição infantil aumentou 635% no Irã. Somente em Teerã, cerca de 84.000 mulheres e meninas estão na prostituição. Milhares de mulheres são traficadas para lugares como França, Alemanha e Reino Unido.

11 - Especiarias

souk

O Irã é um dos maiores produtores mundiais de caviar, pistachos, e açafrão.

12 - Casamentos de curto prazo

Indian-bride-600x337

Sigheh ou casamentos de curto prazo, são permitidas sob a lei Sharia, em certas escolas xiitas. Eles podem durar de uma hora a vários anos, dependendo do contrato. Muitas vezes eles são usados ??para saciar peregrinos do sexo masculino que visitam santuários sagrados longe de suas famílias.

E aí companheiros, já sabiam de todas essa curiosidades? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+