• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o gato que foi coautor de um livro científico em 1975

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 16h46

Vamos ser realistas, publicar artigos não é lá uma coisa muito fácil. Ainda mais se você for um gato. Isso mesmo um gato. Em 1975, um gato chamado FDC Willard era co-autor de um artigo de física revisado por pares chamado "Two-, Three-, and Four-Atom Exchange Effects in bcc ³He".

Tudo se deu início com o físico Jack Hetherington. Ele teria feito um artigo sobre o comportamento do isótopo de hélio-3 em várias temperaturas. Mas antes de enviar o artigo para uma revista para tentar publica-lo, ele pediu opiniões a um amigo pesquisador.

O amigo teria gostado do trabalho, mas afirmou que a revista não o publicaria. Isso por que ele teria usado "nós" para se referir a ele mesmo, sem o conhecimento de que a revista só permite o uso do plural para trabalhos com mais de um autor.

Com toda essa situação ele só tinha duas opções, que era reescrever todo o artigo, ou dividir os créditos com uma segunda pessoa. Ele teria optado pela segunda opção, e adicionou o nome de Chester, um gatinho siamês da família, como coautor. O trabalho foi aceito e desde então F.D.C. Willard; ou Felis Domesticus Chester Willard; se tornou oficialmente um gato com um artigo científico publicado.

Carreira acadêmica

Se você acha que a carreira do bichano acabou por aí está enganado. O chefe do departamento de Física da Universidade de Michigan adorou a brincadeira e decidiu aderi-la. Logo após a publicação do artigo, enviou uma cara convidando o gatinho para fazer parte da instituição.

Para a surpresa de muitos ele ainda publicaria outro artigo antes de se aposentar. Jack trabalhava em um projeto em que eles não tinham muita certeza dos resultados. E para não ferir a imagem de ninguém decidiram colocar o gato como o único autor.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Atlasobscura     Sciencealert  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+