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Conheça o primeiro pedágio sem cancela do Brasil

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As rodovias do Brasil estão cheias de pedágios. No ano de 2022, a administradora de estradas CCR RioSP anunciou um novo tipo. Trata-se do pedágio sem cancela. Esse seria implementado nas rodovias do país, com o sistema Free Flow. As primeiras instalações desse sistema inovador já estão em andamento e serão feitas na rodovia Rio-Santos (BR-101).

Já começaram a instalar as estruturas em diversos pontos no Rio de Janeiro, em Itaguaí, no km 414, também em Mangaratiba, no km 447, e em Paraty, no km 5538. De acordo com a CCR, o trabalho já começou a ser realizado. Estão fazendo a terraplanagem, fundação e construção da chamada sala técnica nessas regiões.

Essa instalação começou no fim do ano passado (2022) e só deve ser concluída no final do mês de março de 2023, quando o sistema passará a cobrar os motoristas de fato. Até agora, não foi revelado qual o valor da tarifa cobrada.

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada nesse trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, disse Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

Qual a diferença e vantagem do pedágio sem cancela?

Via Tecmundo

O objetivo do sistema chamado de Free Flow é a substituição de cancelas convencionais dos pedágios, a fim de permitir que os motoristas façam viagens sem parar ou sequer diminuir a velocidade nas rodovias, nos locais onde são feitas as cobranças. As estruturas montadas serão preparadas com um sistema de cobrança eletrônico, ou seja, que identifica e classifica o tipo de veículo para efetuar essa cobrança.

Os motoristas podem então usar suas opções de pagamento para utilizar esse sistema de pedágio: por meio de uma TAG instalada no para-brisa; ou se preferirem, pela leitura da placa de veículos – a TAG é um adesivo que funciona como pagamento digital, como o Sem Parar, que é utilizado para pagar os serviços como pedágio e estacionamentos. Os motoristas que escolherem a TAG, receberá a cobrança por meio de uma fatura mensal e essa opção pode ainda oferecer até 70% de desconto para quem usa com frequência.

O adesivo eletrônico pode também oferecer 5% de desconto na hora de pagar o pedágio. Quem não quiser instalar a TAG no para-brisa poderá optar pelo pagamento via PIX, chatbot via WhatsApp ou um aplicativo da concessionária. A companhia visa realizar uma campanha educativa a fim de mostrar como esse sistema funciona.

“Há um importante aprimoramento na experiência do usuário, que passará a ser muito mais agradável, muito mais rápida e menos poluente”, disse o gerente de regulação rodoviária da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Fernando Berbelli Feitosa.

Para que servem os pedágios

Via Fras-Le

Muitas pessoas se perguntam para que serve um pedágio. E diferente do que muitos acreditam, ele é responsabilidade de empresas privadas, não do poder público. Essas empresas ganham o direito em processos de licitação. Então, as terceirizadas se tornam as responsáveis pela manutenção das estradas. Inclusive isso não é considerado um serviço fundamental, como educação e saúde, por exemplo.

O dinheiro arrecadado em pedágios tem a finalidade de melhorar cada vez mais as rodovias e suas condições. Além disso, precisam oferecer os serviços básicos aos motoristas. Primeiro socorros e guincho são exemplos disso.

Fontes: Tecmundo; Fras-le

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