Conheça o som bizarro que pode te matar

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      17/08/15 às 19h22

Um personagem muito querido da DC Comics é, sem sombra de dúvidas, a linda e mortal Canário Negro. Seu principal poder é o 'som', afinal a super-heroina é capaz de gerar um grito supersônico, podendo causar diversos danos e atordoar inimigos. Seria interessante se na vida real tivéssemos uma arma sônica, não acha? Pois saiba que ela existe. Um projeto acústico que pode matar qualquer ser humano através do som que ele produz.

Trata-se de um gigantesco megafone da Agência Espacial Europeia (ESA) que faz parte do mais poderoso sistema de som da Europa. O projeto acústico da ESA, batizado de Leaf, é usado para submeter satélites ao mesmo nível do ruído que um foguete faz quando decola e atravessa a atmosfera. O leaf está localizado no centro de testes da ESA e ESTEC, onde há uma coleção de equipamentos de simulação de voo espacial, na Holanda.

Qualquer tipo de som acima de 85 decibéis pode causar perda (parcial ou não) de audição em pessoas e o limiar de dor está entre 120 e 130 decibéis. Um alto-falante de 400.000 watts usado em concertos de rock, por exemplo, pode gerar aproximadamente 135 decibéis de ruído. Teoricamente, fogos de artifício e tiros podem criar um escalonamento de 145 decibéis, e, caso a pessoa seja exposta diretamente a esse tipo de ruído, podem existir lesões importantes. A chamada baleia azul atinge níveis de até 188 decibéis para que ela possa viajar por centenas de quilômetros sob a água.

009

Já o sistema de som da ESA pode gerar mais de 154 decibéis de ruído. O isolamento é feito de uma maneira bem minuciosa: uma das paredes da câmara de som em que fica o mega-megafone possui aproximadamente 16,4 metros de altura, 11 metros de largura por 9 metros de profundidade. O nível de ruído dá a sensação parecida de estar próximo a vários jatos decolando ao mesmo tempo e é bem mais do que suficiente para ensurdecer permanentemente um ser humano, podendo, até mesmo, matá-lo.

009-1

Essa super máquina sonora é usada para explodir satélites e naves espaciais com som, é fica trancada em uma sala de paredes extremamente reforçadas.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+