Curiosidades

Conheça os Bajau, tribo conhecida como ”ciganos do mar”

0

Os Bajau, também conhecidos como ciganos do mar, são um exemplo impressionante de seleção natural. De acordo com um estudo, esses humanos naturais do Sudeste Asiático desenvolveram baços maiores para facilitar atividades de mergulho.

Em suma, os Bajau são tradicionalmente nômades, e passam a maior parte da vida no universo marítimo. Analogamente, os Bajau sobrevivem coletando crustáceos do fundo do mar. Todo esse estilo de vida acabou chamando a atenção dos cientistas. Então, estudando o efeito desse estilo de vida, eles descobriram que os Bajau possuem baços maiores que o de outros povos vizinhos.

Os Bajau vivem no sul das Filipinas, Indonésia e Malásia. De acordo com estimativas aproximadas, eles totalizam aproximadamente um milhão de pessoas. Ademais, não é uma coisa atual se observar esse povo.

Povo

Bored Panda

A primeira menção desse povo foi vista em 1521, escrita pelo explorador veneziano Antonio Pigafetta. Desde então, os Bajau intrigam o mundo inteiro. Todos querem saber um pouco mais a respeito desses humanos que se adaptaram à água.

Desde muito tempo, eles são conhecidos por possuírem a extraordinária capacidade de prender a respiração embaixo d’água. Eles mergulham repetidamente por cerca de oito horas por dia. Basicamente, eles gastam aproximadamente 60% do seu tempo debaixo d’água. O mergulho pode levar de 30 segundos a vários minutos, mas chegam a mergulhar a até 70 metros de profundidade.

O mais impressionante é que os Bajau não usam nenhum tipo de equipamento para mergulho para conseguirem chegar até essas profundidades. Geralmente, os mergulhos, em parte, são realizados com uma máscara, feita de madeira, ou óculos de proteção. Além disso, para evitar que subam até a superfície, os Bajau também utilizam um cinto de peso.

Moradia

Bored Panda

Atualmente, várias pessoas do povo Bajau começaram a viver em terra, em ilhas pequenas. Contudo, eles ainda desenvolvem o seu conhecimento sobre os oceanos, além de vender os peixes que pegam em uma pequena escala.

Mesmo assim, ainda existem aqueles que moram no meio do nada, em aldeias construídas sobre recifes de coral flutuantes.

Cultura

Bored Panda

Assim como tudo o que diz respeito a esse povo, sua cultura também é bastante interessante. Os Bajau não sabem ler nem escrever. Eles não sabem nem mesmo a sua idade, mesmo que conheçam o conceito vagamente. Para eles, o tempo não importa muito, o que conta é o presente.

O parto de novos cidadãos é feito sobre palafitas, e a maior parte dos Bajau nasce, vive e morre nas suas terras aquáticas. Outro fato é que as crianças mais novas estão sempre nos barcos aprendendo a mergulhar ou a nadar. Quando elas completam aproximadamente oito anos, já começam a caçar e pescar.

Por conta de todo o estilo de vida dos Bajau, ou seja, ficar muito tempo no mar, alguns dizem ficar enjoados quando vão para terra firme. Isso não é uma coisa aleatória, visto que seus corpos desenvolveram adaptações para essa vida aquática.

Fonte: Hypesicence

Imagens: Bored Panda

Amizade com ex pode revelar psicopatia

Matéria anterior

Primeira modelo com Síndrome de Down a desfilar pela Victoria’s Secret

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos