Curiosidades

Amizade com ex pode revelar psicopatia

0

Ninguém deveria começar um relacionamento já pensando no seu fim. Afinal, isso é focar em todas as possibilidades que podem dar errado, tirando a atenção das formas que você pode fazer funcionar. Assim, algumas pessoas querem terminar e nunca mais encontrar com o amado, já outras querem continuar uma amizade com um ex.

No entanto, qual dos dois é o melhor? Nem sempre conseguimos deixar de lado todas as mágoas e os ressentimentos que nos afligem. Da mesma forma, nem sempre o relacionamento acaba mal. Contudo, amizade com ex pode não ser tão maduro e ideal quanto parece.

Amizade com ex revela psicopatia

Amizade com ex

Reprodução

Psicólogos da Universidade de Oakland, localizada nos Estados Unidos, concluíram uma pesquisa em que analisaram se sinais de psicopatia estão relacionados às relações que a pessoa mantem. Assim, focaram na questão de se continuar uma amizade com um ex poderia revelar sinais psicopáticos.

O estudo é intitulado Staying friends with an ex: Sex and dark personality trait predict motivations for post-relationship friendship. Em português, significa: Continuando amigo do ex: sexo e traços de personalidade sombria preveem motivações para amizade após o relacionamento“.

Pesquisadores chamaram 861 pessoas para listarem suas razões pelas quais elas mantiveram amizades com seus(suas) ex-companheiros(as). Dessa forma, o formulário que preencheram foi feito para identificar qualquer traço sombrio de personalidade, como por exemplo, narcisimo, maquiavelismo ou psicopatia.

Sinais de psicopatia

Psicopatia virou sinônimo de assassino por conta das interpretações retratadas principalmente em produções audiovisuais, como filmes e séries. No entanto, de acordo com a Universidade de São Paulo, o Transtorno da Personalidade Antissocial (TPAS), como é conhecida a psicopatia, afeta de 1% a 2% da população mundial.

Isso significa que uma a cada 100 pessoas apresentam psicopatia. Sendo assim, muitas pessoas podem querer manter amizade com ex por questões sentimentais, como a proximidade criada com o companheiro ou sua família. Contudo, os pesquisadores chegaram a resultados surpreendentes sobre o caso.

Muitos dos entrevistados que apresentaram traços estranhos de personalidade e tendências manipuladoras eram mais propensos a querer manter relações com ex por razões estratégicas. Logo, os motivos podem ser sexo, dinheiro, negociações, oportunidades, afetos casuais e mais.

Segundo o especialista em narcisismo, Tony Ferretti, em entrevista ao site Broadly, esse estudo tem relação com outras descobertas. Eles (os narcisistas) mantêm contato com os ex companheiros(as) para terem acesso a recursos valiosos.

“Eles têm informações privilegiadas sobre as vulnerabilidades e fraquezas do(a) ex-parceiro(a) e, por isso, conseguem manipulá-los, o que dá a eles uma sensação de poder e controle”, comenta

Fonte: VIX

Avião de Elton John faz pouso forçado depois de falha hidráulica

Artigo anterior

Conheça os Bajau, tribo conhecida como ”ciganos do mar”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido