• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça os insetos aquáticos que devoram animais vertebrados

POR Bruno Destéfano    EM Mundo Animal      05/04/19 às 20h07

As "Baratas D'Água" são animais que vivem ao menos um estágio do ciclo de vida em habitats úmidos. Apesar do seu nome, elas não são baratas, mas na verdade se assemelham a grandes "barbeiros" aquáticos. Tanto sob a forma de larvas quanto em estado mais avançado de crescimento, as criaturas de alguma maneira tiveram que se adaptar para sobreviverem à baixa presença de oxigênio. No entanto, além da adaptação física, as Baratas D'Água, como predadoras, podem ser insetos aquáticos que devoram animais vertebrados, de acordo com um novo estudo que reúne décadas de pesquisas sobre insetos aquáticos.

A pesquisa sobre o assunto foi publicada em março deste ano pela revista Entomological Science, que analisa mais de perto a ecologia destas criaturas. Ao menos 150 espécies do gênero podem ser encontradas mundo afora. Os maiores - Lethocerus grandis e Lethocerus maximus vivem na América do Sul e podem chegar a mais de 10 centímetros. Entretanto, você me pergunta, como é possível criaturas assim se tornarem grandes predadores? Abaixo, te damos mais informações a respeito destes insetos aquáticos que devoram animais vertebrados:

São animais que observam bastante a sua presa

Uma vez que a presa esteja ao alcance, os predadores rapidamente encaixam as pernas da frente e seguram a criatura com as outras pernas. Dessa maneira, os insetos perfuram suas presas afiadas como adaga e injetam substâncias químicas anestésicas. Apesar do tamanho - apenas 10 centímetros - se mistura bem com as plantas sobre as quais se empoleira, pendendo de cabeça para baixo para que possa respirar melhor.

De acordo com Charles Swart, professor universitário da Trinity College em Connecticut, as baratas d'água são os tipos de predadores que sempre está à espreitas, posicionados, esperando o momento ideal para o abate de sua presa.

A alimentação é bastante... peculiar

Quatro espécies nativas, incluindo a bastante estudada Kirkaldyia deyrolli, são predadoras do topo da cadeia em campos de arroz e áreas alagadas. Elas derrubam tudo o que possa estar em sua frente e não medem esforços para isso. A alimentação está diretamente relacionada ao consumo de animais vertebrados, como patos e cobras. Ou seja, são insetos aquáticos que devoram animais vertebrados.

São destemidos durante a predação

A composição das toxinas da barata-d"água ainda não está bem clara, muito menos se elas podem ser realmente venenosas. No entanto, uma questão é certeira: as baratas d'água são criaturas destemidas durante o ataque. Tudo é minuciosamente planejado para que a presa recaia sobre os domínios delas.

As mães são infanticidas

Os machos, geralmente, são os principais responsáveis pelo cuidado dos ovos. Em algumas espécies, como K. deyrolli, as fêmeas estão dispostas a buscarem um parceiro que coma os ovos de outras fêmeas. E o porquê disso? Bem, digamos que elas queiram copular com o parceiro da outra família para que ele tome conta dos seus ovos.

Invulneráveis porém depende

A cadeia alimentar é igual a vida: dá voltas. As baratas d'água, apesar de destemidas e poderosas, podem virar presas de criaturas maiores do que elas, como peixes, patos, tartarugas e... humanos. No Sudeste da Ásia, algumas pessoas gostam de saborear o predador d'água, tanto frito como cozido.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+