• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 venenos de animais com efeitos particulares

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      14/01/19 às 13h18

A natureza nos proporciona belezas monumentais. Entre belas paisagens e espécies de animais, existe uma linha muito fina entre a vida e a morte. Muitas criaturas ao redor do mundo desenvolveram venenos impressionantes, capazes de aniquilar outras criaturas até 100 vezes maiores do que eles e que oferecem sérios riscos aos seres humanos.

Ao longo da história, cientistas e pesquisadores foram desenvolvendo antídotos capazes de combater tais substâncias e prevenir o pior: a morte. Entretanto, muitas efeitos colaterais destes venenos podem não ser impedidos. Hoje, trouxemos para vocês alguns animais e os efeitos específicos causados pelo veneno que eles produzem e que, com toda certeza, queremos evitar. Confira!

1 - Estourar os pulmões

Aranha-teia-de-funil é considerada uma das mais perigosas do mundo. Ela libera uma neurotoxina em sua picada capaz de nocautear nosso sistema nervoso. Acredita-se que sua picada tem o poder de estourar os pulmões de uma pessoa. Caso ocorra algum acidente do tipo, o auxílio médico se faz imprescindível.

2 - Convulsões

A picada deste escorpião sul africano (Parabuthus transvaalicus) é capaz de levar à convulsões, tremores e hiperatividade. São necessários apenas 20 nanogramas de seu veneno para matar um rato adulto. Dessa forma, não é muito difícil imaginar o que poderia ocorrer com um humano.

3 - Viagens psicodélicas

O sapo Bufo possui um veneno em seu corpo que é secretado por sua pele, capaz de provocar viagens psicodélicas nos seres humanos. Se uma pessoa toca as glândulas em suas costas, o mecanismo de defesa do anfíbio entrará em ação em questão de instantes.

4 - Hemorragias cerebrais

Desde que foi descoberta, cerca de 500 pessoas já morreram vítimas da Taturana oblíqua. A picada deste inseto causa hemorragias cerebrais, que quase sempre causam a morte em humanos.

5 - Asfixia

Aranhas, em geral, são animais extremamente aterrorizantes para grande maioria das pessoas. Entretanto, a aranha armadeira é uma das piores. Comumente encontradas no Brasil, este artrópode é conhecido por causar sufocamento quando atacam e pode deixar a pessoa paralisada.

6 - Paralisia muscular

O caracol-do-cone, que vive sob a água, pode causar mortes quando atacam. Eles possuem uma neurotoxina que causa paralisia muscular em suas vítimas. Caso a pessoa esteja na água quando o ataque ocorrer, a paralisia poderá fazê-la se afogar.

7 - Ataques cardíacos

O veneno de muitas espécies de sapos, secretados por seus corpos, são conhecidos por causar ataques cardíacos. Cerca de 130 microgramas do veneno são o suficiente para matar um homem adulto. Entretanto, geralmente, eles produzem mais de 1.100 microgramas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+