Curiosidades

Conheça Sidney Reilly, o James Bond da vida real

0

Na ficção, James Bond foi o responsável por popularizar e por romantizar a imagem dos agentes secretos. O personagem criado por Ian Fleming como o 007 simbolizou os espiões internacionais e como eles conseguiram se infiltrar em qualquer lugar e realizar até mesmo as missões mais desafiadoras. Mas o que poucas pessoas sabem é que tudo isso foi possível por causa de Sidney Reilly.

Considerado o maior espião do século XX, Sidney Reilly foi a inspiração para o nascimento de James Bond. Mesmo que seja quase impossível afirmar o que é realidade e o que foi mito, o seu legado se tornou impressionante.

Origem

Foto: Wikimedia Commons

Sidney George Reilly nasceu em 1873 na Rússia. A sua vida é tão difícil de estudar, devido às lendas, que a data exata e a cidade onde nasceu variam conforme as fontes, assim como a identidade de seus pais. Uma das versões afirma que Sidney Reilly era filho de um clérigo irlandês, já outras apontam que o pai dele seria um proprietário de terras aristocráticas ou um marinheiro.

Ele acabou sendo preso pela Polícia Secreta Imperial Russa na década de 1890, acusado de fazer parte do grupo revolucionário Amigos do Iluminismo.

Após sair da cadeia, Sidney Reilly fingiu sua morte e se escondeu a bordo de um navio britânico com destino à América do Sul. No continente, a sua história ficou famosa. Uma das versões afirma que ele veio morar no Brasil, adotou o nome Pedro e teria vivido no nosso país até 1895.

Naquela época, ele ficou próximo de oficiais da marinha britânica, que se tornaram importantes para o seu futuro. Trabalhando como funcionário de navios, ele teria salvado a vida do major Charles Fothergill.

Após isso, Fothergill teria recompensado Reilly com 1.500 libras esterlinas, um passaporte britânico e passagem para a Grã-Bretanha, onde Pedro se tornou Sidney Rosenblum.

Logo em seguida, ele foi indicado para trabalhar para a inteligência britânica. Já no ano de 1896, ele oficialmente se muda para a Inglaterra e em 1899 ele modifica seu nome e se torna Sidney George Reilly.

Serviço secreto 

Foto: Reprodução/ ABC Culture

Sidney Reilly teria realizado diversos trabalhos para o Serviço Secreto da Grã-Bretanha, mesmo que muitos não tenham sido confirmados oficialmente.

O que se sabe atualmente é que ele conseguiu informações sobre poços de petróleo e ferrovias na Rússia. Além disso, o espião teria conseguido informações importantes sobre o desenvolvimento de navios de guerra na Alemanha.

Além de espião, Sidney Reilly também era um agente duplo. Ao mesmo tempo que passava informações secretas para o Serviço de Inteligência Secreta do Japão, ele também compartilhava segredos do Japão com o governo britânico.

No ano de 1918, Reilly retornou à Rússia para tentar combater o regime bolchevique em Moscou. No entanto, a missão acabou fracassando e ele fugiu novamente do país.

Em 1925, ele retornou para a Rússia, no que foi considerada a sua missão final. O agente precisou ir ao país natal para começar uma nova revolução contra o regime bolchevique, na Operação Trust. 

Sidney Reilly até consegue chegar em Moscou, mas logo em seguida é preso por oficiais do Diretório Político do Estado da URSS. 

Anos depois, foi descoberto que The Trust foi uma operação de contra-espionagem do governo soviético para atrair pessoas que eram apontadas como revolucionárias e anticomunistas.

O agente secreto foi executado no dia 5 de novembro de 1925. De acordo com especialistas, a ordem para a execução teria vindo diretamente de Stalin, o que teria sido confirmado por outros espiões.

No entanto, em 1932, Pepita Bobadilla, que era esposa de Reilly, declarou que o marido estava vivo.

Até os dias atuais, é considerado difícil confirmar quantos e quais das ações do espião realmente aconteceram, e até mesmo qual a veracidade da sua morte.

Fonte: Mega Curioso

Como a restrição do uso médico de cannabis pode afetar os pacientes

Artigo anterior

Como é trabalhar com The Rock, o ”cara mais legal de Hollywood”?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido