Curiosidades

Copa do Mundo no Catar terá árbitras pela primeira vez

0

A Copa do Mundo FIFA de 2022 começou! O mundo está parando para acompanhar os jogos do mundial de futebol desde o dia 20 de novembro. A competição se estenderá até o dia 18 de dezembro, quando será feito, além do jogo final, uma cerimônia de finalização, como em todas as edições.

Dessa vez o país a sediar a copa é o Catar, no Oriente Médio. Fugindo do tradicional, o evento está acontecendo no final do ano por causa das altas temperaturas por lá em junho/julho. Desde que foi anunciado o país como sede da Copa, muitas pessoas causaram polêmicas nas redes sociais.

Uma delas tem relação com a cultura do país, que não aceita qualquer tipo de demonstração homoafetiva. Sendo assim, foi anunciado que não poderia haver qualquer tipo de demonstração LGBTQIA+ no país. A quebra dessa regra resultaria então em multas conforme as leis do lugar.

No entanto, uma coisa boa e realmente admirável aconteceu. Pela primeira vez a Copa do Mundo FIFA contará com árbitras nos jogos oficiais.

Copa do Mundo FIFA terá árbitras pela primeira vez

Ao todo serão seis árbitras exercendo a função oficial nos jogos da Copa do Mundo FIFA no Catar. Entre elas está a brasileira Neuza Back, um dos orgulhos nacionais. Essa é a primeira vez que teremos jogos arbitrados por mulheres em 92 anos de história. As profissionais foram escolhidas pela própria FIFA.

Neuza Back é o nome da brasileira que integra o time de mulheres. Nascida em Santa Catarina, atuará ao lado de Stéphanie Frappart, da França; Salima Mukansanga, de Ruanda; Yoshimi Yamashita, do Japão; e Karen Díaz Medina, do México.

As escolhidas possuem um bom e vasto currículo em campeonatos oficiais. No entanto, elas não deixam de ressaltar que a convocação para a Copa do Mundo do Catar é uma verdadeira conquista na carreira de cada uma. Isso poderá ainda abrir portas para novas mulheres em outras edições.

Quem é Neuza Back, árbitra da Copa do Mundo masculina

Nos últimos dias, diversas pessoas falaram sobre Neuza Back após seu nome ser divulgado na lista de mulheres árbitras na Copa do Catar. Neuza nasceu em Santa Catarina e se formou em Educação Física. Após ser convocada pela FIFA, entrou para a história como primeira brasileira a ocupar tal espaço.

Mas essa não é a primeira vez que a árbitra atua em uma competição de grande porte. Anteriormente ela integrou a equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Mundial da Fifa de 2020. Ambas atuações deram a ela o destaque necessário para esse grande passo.

Em Copas do Mundo, Neuza foi árbitra na edição de 2019 da modalidade feminina. Ela apitou ainda o clássico Palmeiras x Corinthians na final do Campeonato Paulista de 2020. Não dá para negar que ela tem bagagem e competência.

Time de competência

As árbitras escolhidas carregam uma bagagem pesada. Stéphanie, por exemplo, apitou a final da Copa masculina da França nesse ano de 2022. Compôs também o time de arbitragem da Copa do Mundo feminina de 2019 e se destacou como primeira mulher a apitar uma partida masculina na Champions League, principal campeonato da Europa.

Já a japonesa Yoshimi Yamashita foi a primeira mulher a apitar uma partida da Liga dos Campeões Asiática da história. Essa é simplesmente a maior competição de futebol do continente asiático. A ruandesa Salima Mukansanga também fez história na carreira.

Em janeiro de 2022 ela se tornou a primeira mulher a arbitrar um jogo da Taça das Nações Africanas de futebol. Além disso, já apitou em partidas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, e na Copa do Mundo de 2019, na França.

Podemos ficar animados com toda a repercussão e esperar que esses feitos se tornem cada vez mais comuns, não é verdade?

Fontes: Só Notícia Boa.

Imagens: Sou de Canoas; NDMais; Esportes R7.

Quando o ser humano usou fogo para cozinhar pela primeira vez?

Artigo anterior

O que um biólogo diz sobre o caso das ovelhas zumbis?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido