Curiosidades

Copa do Mundo: veja os países que já foram barrados do evento

0

A Fifa encerrou o caso que poderia deixar o Equador fora da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A situação ocorreu após a federação chilena apresentar queixa de que o jogador apresentou documentos falsos para jogar as Eliminatórias. 

No entanto, a entidade que regulamenta o futebol no mundo alegou que toda a documentação recebida foi analisada de maneira criteriosa, mas nenhuma grande irregularidade foi constatada. Dessa forma, ficou entendido que Byron Castillo é portador de nacionalidade equatoriana e pode defender a seleção.

Apesar de parecer incomum, a Fifa já precisou decidir outras vezes se um país disputaria ou não a Copa do Mundo, e nem todas situações tiveram o mesmo fim que a do Equador.

Veja abaixo a lista de países que a Fifa deixou de fora da Copa do Mundo.

Copa da França em 1938 

Itália foi campeã na França (Foto: Getty Images)

Devido à guerra civil que o país enfrentava, a Fifa recusou o pedido da Federação Espanhola para disputar as Eliminatórias para a Copa de 1938. Outra versão afirma que os espanhóis nem chegaram a enviar a documentação.

De toda forma, a Seleção da Espanha não participou daquela Copa do Mundo.

Copa do Mundo no Brasil em 1950

Copa do Brasil em 1950 (Foto: AP/ Globo Esporte)

A Alemanha e o Japão não puderam participar da Copa do Mundo sediada no Brasil em 1950 pelas consequências e sanções impostas após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. 

A Fifa acatou um pedido das Nações Unidas e baniu as duas federações da competição. 

Copa da Suíça em 1954 

Copa da Suíça em 1954 (Foto: Getty Images)

Na competição sediada na Suíça o motivo do banimento foi problemas de documentação. Bolívia, Costa Rica, Cuba, Índia, Islândia e Vietnã não cumpriram o prazo de inscrição e perderam as Eliminatórias da Copa do Mundo.

Copa da Suécia em 1958 

Copa da Suécia em 1958 (Arquivos CBF)

Marcada como a primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil, o mundial também contou com seleções barradas. Coreia do Sul e Etiópia enviaram seus documentos fora do prazo e foram impedidas de disputar as Eliminatórias.

Na época, a Confederação Africana tinha acabado de ser criada, e as Eliminatórias ainda eram disputadas em conjunto com as asiáticas. 

Além da Etiópia, a Confederação Africana de Futebol (CAF) deixou a África do Sul fora devido ao regime do Apartheid. 

Também nessa Copa, a Turquia, Indonésia e Sudão se retiraram das disputas por se recusarem a enfrentar a seleção de Israel. 

Copa do Mundo da Inglaterra em 1966 

Copa da Inglaterra em 1966 (Foto: Getty Images)

Em 1964, todos os países africanos decidiram deixar a Copa do Mundo porque as Eliminatórias de lá eram disputadas. Os africanos não tinham vaga garantida. O vencedor do continente deveria disputar ainda com os vencedores da Ásia e da Oceania o direito de disputar o Mundial. O protesto fez com que as Eliminatórias fossem mudadas no Mundial seguinte, em 1970. 

Ainda em 1966, a Fifa acatou os pedidos dos africanos e excluiu a África do Sul daquelas Eliminatórias devido ao Apartheid.

Além disso, também foram barradas as seleções do Congo, que não apresentou o pedido por escrito para a Fifa, da Guatemala, que perdeu o prazo de inscrição e das Filipinas que não pagaram a taxa para participar da disputa.

Copa do México em 1970

Copa do México em 1970 (Foto: Notícias da TV UOL)

No ano de 1970, quatro seleções tiveram os pedidos rejeitados pela Fifa: Albânia, Cuba, Guiné e Zaire. Os motivos seguem desconhecidos.

Copa da Espanha em 1982 

Copa da Espanha em 1982 (Foto: Getty Images)

Em 1982, a República-Centro-Africana foi quem ficou fora por não conseguir pagar a taxa de inscrição da Copa do Mundo.

Copa do Mundo do México em 1986 

Copa do México em 1986 (Anibal Philot/ Agência O Globo)

No ano de 1986, a guerra Irã-Iraque motivou a expulsão do Irã da Copa do Mundo. Porém, o Iraque teve autorização da Fifa para disputar as Eliminatórias e inclusive se classificou para o Mundial.

Copa do Mundo da Itália em 1990 

Copa da Itália (Foto: AP/ Globo Esporte)

Nesta Copa do Mundo, o México foi proibido de disputar por causa de adulteração nas informações de jogadores no torneio classificatório para o Mundial sub-20 de 1989. Na época, quatro mexicanos foram pegos com a idade acima da permitida para a disputa. 

Já Belize, Ilhas Maurício e Moçambique não puderam disputar as Eliminatórias por dívidas que tinham com a entidade.

Mundial nos EUA em 1994 

Mundial nos EUA em 1994 (Foto: AP/ Globo Esporte)

O Chile ficou de fora da Copa do Mundo de 1994 como punição pela ação do goleiro Roberto Rojas durante as Eliminatórias contra o Brasil. Na ocasião, ele tirou uma pequena lâmina escondida na luva, se cortou e caiu próximo a um sinalizador que havia caído no local. Sangrando muito, o goleiro conseguiu convencer o juiz a finalizar a partida por falta de segurança. 

No entanto, câmeras de TV mostraram que o sinalizador havia caído bem longe do goleiro e o Chile foi punido, não podendo jogar na Copa de 1994 e Rojas foi banido do futebol.

Também nesse Mundial, a ONU pediu a suspensão da Iugoslávia e da Líbia, por causa do conflito dos Balcãs e atentados terroristas, respectivamente.

Copa da Coreia do Sul e do Japão em 2002 

Copa da Coreia do Sul e do Japão (Foto: Kim Jae-Hwan / AFP)

Em 2002, motivos financeiros impediram a Guiana de participar da Copa do Mundo realizada na Coreia do Sul e no Japão. 

Copa do Brasil em 2014 

Foto: Washington Alves/ Reuters/ VEJA

A Copa do Mundo de 2014 a Fifa impediu a pequena nação de Brunei de participar, devido à interferência do governo local na federação de futebol, que foi destituída, para a criação de uma nova entidade.

Copa da Rússia em 2018

Copa da Rússia em 2018 (Foto: Reuters)

Em 2018, a Indonésia foi banida da Copa do Mundo na Rússia porque o governo local mexia diretamente na federação de futebol do país.

Já a seleção do Zimbábue ficou de fora após o ex-técnico José Claudineio, acionar a Fifa devido a meses de salários atrasados e ganhar a causa.

Copa do Catar em 2022 

Na Copa do Mundo deste ano, a Rússia foi banida após a invasão da Ucrânia.

Fonte: UOL

Ex-doméstica chegou a comer restos de ossos e agora vai ser juíza

Artigo anterior

Quiropraxista de cães viraliza nas redes sociais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido