Notícias

Copa: jornalista barrado por camisa LGBTQIA+ morre após passar mal em jogo

0

Após viralizar nas redes sociais pela sua camiseta colorida, o jornalista esportivo Grant Wahl faleceu enquanto realizava uma cobertura na Copa do Mundo no Qatar na última sexta-feira, 9.

A tragédia aconteceu durante a prorrogação entre Holanda e Argentina, no estádio Lusail, pelas quartas de final do campeonato. A notícia pegou todos de surpresa, principalmente após os últimos dias.

Grant chamou a atenção da internet ao postar um tweet em sua rede social dizendo que o segurança tinha impedido a sua entrada no estádio por conta da sua camiseta.

Ele usava uma estampa de futebol com círculos coloridos em um fundo preto. O padrão de cores remetia a um arco-íris, símbolo principal da comunidade LGBTQIA+. No Catar, sede da copa do mundo, manifestações homossexuais, bem como demonstrações de apoio, são proibidas por lei.

Por conta disso, as equipes de segurança foram orientadas a não permitir o uso de símbolos que remetessem ao assunto ou à comunidade. No entanto, Grant usava uma camisa com arco-íris, e, por isso, foi barrado.

Nas redes sociais, dividiu opiniões, uma vez que o Catar desrespeita os direitos humanos, mas, ao mesmo tempo, os visitantes devem seguir as leis do País, seja quais sejam. Milhares de usuários comentaram sobre o acontecimento, na ocasião.

No entanto, ninguém esperava que Grant Wahl morreria alguns dias depois, ainda no Catar. Ele tinha apenas 48 anos, e sua morte foi confirmada no mesmo dia pela rádio na qual trabalhava, a NPR, e pela federação de futebol dos Estados Unidos. Na mesma tarde, os familiares vieram a público reiterar a informação, que parecia inacreditável.

O que aconteceu com Grant Wahl?

Até o momento, não existem confirmações sobre o que aconteceu com Grant Wahl, de fato. Seu agente, Tim Scanlan, informou para o The New York Times que o jornalista não estava dormindo bem nos últimos dias. Entretanto, dizia que só precisava relaxar.

Ele estava na tribuna da imprensa nos minutos finais do jogo quando começou a ter um episódio de desconforto. Pouco tempo depois, foi retirado para ir ao hospital. Não se sabe se ele morreu durante o trajeto ou chegando no pronto-socorro.

Além disso, segundo o agente, Grant Wahl teria testado negativo para covid-19, mesmo com mal estar frequente.

Ele estava sozinho no Catar, fazendo a cobertura para a copa do mundo. Sua esposa e família ficaram nos Estados Unidos, para onde o corpo foi levado após a triste notícia.

Amigos e conhecidos lamentaram morte

Nas redes sociais, seguidores e conhecidos lamentaram a morte de Grant Wahl, inclusive colegas de profissão, como o jornalista brasileiro Francisco De Laurentiis.

Ele revelou que acompanhou a cena enquanto ela acontecia do seu lado, e informou que Grant já estava passando mal na prorrogação, antes dos pênaltis.

A federação de esportes do Estados Unidos publicou um texto em homenagem ao colega, dizendo que todos do futebol lamentavam o acontecimento, e perderam um grande talento do esporte e do jornalismo. Grant marcou  colegas e fãs como uma personalidade engraçada e sagaz.

O memorando também disse que “sempre poderiam contar com Grant para entregar as melhores histórias sobre os jogos”. Ele também fazia abordagens inesperadas sobre os jogadores, os times e as personalidades do futebol.

Nos Estados Unidos, onde trabalhou a vida toda, tinha um compromisso com o cenário esportivo e fez com que muitas pessoas começassem a se interessar por futebol e outros esportes.

Além disso, ele também promoveu os direitos humanos, o respeito e a igualdade, seguindo como um exemplo para todas as pessoas.

Por fim, a federação lamentou a perda e disse que todos estavam arrasados com a falta que a escrita brilhante de Grant Wahl fariam. Eles enviaram condolências para a família e os amigos do jornalista, agradecendo sua dedicação e impacto nos jogos.

Fonte: UOL

Imagens: Globo Esporte, UOL

Em BH, ladrão furta casa, descobre que era de delegado e devolve itens

Artigo anterior

Bilionário escolhe DJ americano e estrela do K-pop para viajar à lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido