Curiosidades

Coreia do Sul: País em que o tipo sanguíneo pode definir personalidade

0

Em todo o mundo, as pessoas se apegam ao misticismo para explicar a personalidade. No Brasil, é comum as pessoas acreditarem em signos, visto que a astrologia é uma das formas de explicação mais famosas, como horóscopo diários e mapas astrais. Porém, na Coreia do Sul existe outra tradução peculiar para quem é de fora, acreditar que o tipo sanguíneo pode definir a personalidade.

Quem acompanha celebridades coreanas pode ter percebido que em seus perfis sempre incluem o tipo sanguíneo, assim como colocam essa característica ao descrever a pessoa ideal. Isso porque na crença deles isso pode dizer algo sobre a personalidade das pessoas.

De acordo com um levantamento realizado em 2017 pelo instituto de pesquisas de opinião Gallup Korea, seis entre dez adultos coreanos acreditam que o tipo sanguíneo pode demonstrar traços de personalidade. O estudo entrevistou 1.500 homens e mulheres acima dos 19 anos, entre eles, 58% acham que essa teoria está correta. Também, 49% dos entrevistados relataram gostar mais do tipo sanguíneo O, logo em seguida vem o tipo A (20%), tipo B (16%) e tipo AB (6%).

Pensando nisso, acredita-se que o tipo sanguíneo pode interferir se duas pessoas são compatíveis uma com a outra. Por isso, na Coreia costuma-se perguntar o tipo sanguíneo quando se conhecem.

Como surgiu a crença

Mesmo com sua popularidade na Coreia do Sul, a crença surgiu na Europa. Em 1910, o cientista polonês Ludwik Hirszfeld e o médico alemão Emil von Dungern desenvolveram juntos o agrupamento sanguíneo A, B, AB e O.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Hirszfeld e sua esposa Hanna testaram o tipo sanguíneo de soldados de diferentes países. Eles objetivavam provar que existe uma superioridade racial e de personalidade. Com isso, o sangue A foi relacionado à raça branca europeia, já o B foi atribuído às raças de pele escura, já que o tipo A é mais presente na Europa. Assim como o O é mais comum na América e África, o B tem maior concentração na Ásia.

Décadas depois, o autor japonês Masahiko Nomi fez uma releitura sobre os tipos sanguíneos definirem a personalidade. Desta vez, ele o fez de forma mais positiva, se assemelhando à forma com que as pessoas usam os signos do zodíaco. Atualmente, essa teoria é utilizada no Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

Não existe comprovação científica de que o signo modifica a personalidade, por isso é comum encontrar contradições entre os autores. Com isso, as hipóteses mais similares serão apresentadas no texto abaixo.

Coreia e personalidade de cada tipo sanguíneo

Agora, vamos descobrir o que diz essa teoria sobre a personalidade e sua relação com cada tipo sanguíneo.

Tipo A

Cantora IU possui o sangue A (Foto: Reprodução)

Pessoas com sangue do tipo A são chamadas de “fazendeiras”, por causa da sua natureza sensível, tímida, por preferirem ficar sozinhas do que em grupo. Apesar de se sentirem desconfortáveis em público, eles são bastante amigáveis.

Outra característica é que se ofendem facilmente e podem demorar a criar intimidade com outras pessoas. Também são pontuais e perfeccionistas. Como pontos negativos apresenta-se a teimosia e a sensibilidade excessiva.

Tipo B

Jennie do BlackPink tem o sangue B (Foto: Reprodução)

Conhecidos como “nômades”, eles são os mais extrovertidos entre todos os tipos sanguíneos. Além disso, são conhecidos por sua bravura, paixão, serem otimistas e ativos. Também podem ser conhecidos por não se importarem com o que os outros pensam e ser sinceros, independente de machucarem o outro ou não.

Os pontos negativos é que pessoas com esse tipo sanguíneo são geralmente esquecidas, egoístas e irresponsáveis. Já os homens desse tipo sanguíneo são conhecidos como playboys, não sendo considerados ideais para se casarem.

Tipo O

Onew do grupo Shinee tem o sangue O (Foto: Reprodução)

Conhecidas como “guerreiras”, acredita-se que as pessoas do tipo O são energéticas, práticas e amigáveis. Além disso, possuem uma autoestima elevada e são consideradas líderes naturais. Às vezes, tendem a ser um pouco dramáticas e são obcecadas pelo sucesso.

Os pontos negativos são o fato de serem arrogantes, invejosas e insensíveis. Também podem ser além de arrogantes, cruéis, de acordo com a teoria.

Tipo AB

V do BTS tem o tipo sanguíneo AB (Foto: Reprodução)

As pessoas deste tipo sanguíneo são conhecidas como humanistas. Elas podem possuir características dos tipos A e B, mudando o temperamento de acordo com a situação. Também podem ser tidas como racionais, além de ter dificuldade de interagir com outras pessoas.

O lado ruim é sua praticidade, impiedade e excentricidade. Além disso, sua racionalidade pode afastar outras pessoas. Para alguns, são considerados duas caras e não confiáveis, em algumas situações.

Fonte: Brazil Korea, Revista Koreain

Essa é a ciência por trás de uma boa soneca

Matéria anterior

A história complicada do calendário ocidental moderno

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos