Notícias

Cortina de areia gigante atinge China e assusta moradores

0

Imagina estar andando na rua de seu bairro quando, de repente, uma cortina de areia surge no céu, em uma cena que parece ser tirada diretamente de um filme apocalíptico. Isso aconteceu na quarta-feira (20), no noroeste da China, assustando a população.

Assim sendo, os vídeos da cena circularam na internet e levantaram perguntas para os internautas confusos. A tempestade de areia atingiu a província chinesa de Qinghai, escurecendo por onde ela passou, principalmente a região onde está Haixi Mongol e a Prefeitura Autônoma Tibetana.

Esse fenômeno impressionante, e assustador, foi registrado pelos próprios moradores e compartilhado em suas redes sociais, onde viralizou rapidamente. É possível ver uma “cortina de areia” cobrindo parte da cidade.

Tempestade de areia

De acordo com o jornal o Globo, com informações da imprensa chinesa, a tempestade de areia fez com que a visibilidade fosse para menos de 200 metros em algumas regiões da província de Qinghai.

Já o South China Morning Post informou que os ventos que atingiram a região foram registrados a uma velocidade de 53 km por hora. Como resultado, houve a diminuição de trânsito em algumas das áreas atingidas.

China não quer Nancy Pelosi em Taiwan

Sky News

Enquanto uma tempestade de areia atinge partes de China, uma tempestade também passa pelo mundo político. Isso porque a segunda figura do Estado, Nancy Pelosi, será a política de mais alto nível a visitar Taiwan desde 1997. No entanto, a China já alertou que aplicará “medidas resolutas e fortes”, sem dar detalhes, se a visita se concretizar.

Assim sendo, a visita da política ainda não foi confirmada pelo gabinete, mas há previsões de seu acontecimento em agosto. A visita da líder da Câmara dos Representantes não agrada a China, visto que Taiwan faz parte do seu território. Além disso, não agrada a Casa Branca, que, apesar de ter a China como uma das principais ameaças, quer preservar relações estáveis com o gigante asiático.

Vale destacar que Pelosi, a segunda na linha de sucessão depois da vice-presidente Kamala Harris, já tinha uma viagem marcada a Taiwan em abril. No entanto, ela foi cancelada depois da política se contaminar com covid-19, adiando a visita para agosto.

Visita asiática

Desse modo, a visita também a levará à Indonésia, Japão, Malásia e Singapura. Quem revelou a notícia foi o Financial Times. O último político de alto escalão a estar na ilha de 24 milhões de habitantes foi o republicano Newt Gringrich, em 1997.

Nancy Pelosi é congressista há mais de três décadas, eleita por um distrito em São Francisco onde um terço da população é de origem ou tem ascendência asiática. Ela sempre teve uma voz crítica conta a China. Tanto que numa visita à praça de Tiananmen, dois anos após o massacre de 1989, ela compareceu com uma faixa de homenagem “aos que morreram pela democracia na China”.

Então, sem confirmar os planos de viagem, ela deixou claro que “é importante mostrar apoio a Taiwan”. Além disso, reforçou que o Congresso não está pressionando pela independência.

Taiwan

O governo de Taiwan, eleito de forma democrática, não é reconhecido pelos Estados Unidos e nem pela maioria dos países, que preferem manter relações oficiais com Pequim. A China considera que a ilha, que se tornou refúgio do presidente Chiang Kai-shek e outros nacionalistas do Kuomintang derrotados pelos comunistas de Mao Tsé-tund, em 1949, faz parte de seu território. Portanto, o gigante asiático está disposto a usar da força para implementar a reunificação.

Washington oferece ajuda militar e armas a Taiwan nesse contexto, sendo esse um dos principais pontos de tensão com a China. Esse tema chega a ultrapassar as barreiras partidárias, com republicanos, que não escondem não gostar de Pelosi, apoiando a sua viagem. O ex-secretário de Estados de Donald Trump, Mike Pompeo, até ofereceu sua companhia na viagem, sendo que ele esteve em Taiwan em março deste ano.

Fonte: Aventuras na História

Luva de Pedreiro afirma que assinou o maior contrato da carreira

Artigo anterior

Fátima Bernardes conta como convenceu Globo a substituir TV Globinho por Encontro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido