Curiosidades

10 mulheres mais poderosas do mundo, segundo a Forbes

0

Por grande parte da história as mulheres permaneceram em um status bem inferior aos homens. Porém, isso não quer dizer que ao longo da história muitas tenham sido capazes de superar isso e conseguir estabelecer sua real força e mostrar ao que vieram nesse mundo. Elas conseguiram moldar o curso da história do país que governavam e, em alguns casos, influenciaram até mesmo em mudanças mundiais.

Seja implementando duradouras reformas, ou enfrentando perigosos exércitos, o fato é que as mulheres também marcaram presença em nossa construção histórica e mostraram que são tão poderosas, ou mais, que os homens. Conforme a história se desenrolou, as mulheres foram ocupando mais lugares importantes e mostrando o quão poderosas são.

Quando falamos de mulheres poderosas não estamos nos referindo ao tipo físico delas. Muito pelo contrário. Estamos falando sobre sua personalidade. Uma mulher decidida, que sabe o que quer, aonde quer chegar e não depende de ninguém para fazer isso.

Visto isso, passemos à revista Forbes, que é conhecida por fazer suas famosas listas. Elas podem ser das pessoas mais ricas, das celebridades mais bem pagas ou das pessoas mais influentes. Esse ano, a revista faz a 18ª edição da lista anual das 100 mulheres mais poderosas do mundo.

Em 2021, o poder feminino no mundo todo foi um pouco diferente do que se via em um ou dois anos atrás. As mulheres ganharam mais espaço nos altos escalões das empresas. Contudo, perderam espaço em outros lugares. Atualmente, existe menos duas mulheres chefes de Estado do que em 2020.

Todas as mulheres escolhidas para figurar nessa lista representam a tese por trás que é: ter dinheiro ou uma posição de poder não é o suficiente. É preciso estar fazendo alguma coisa com sua fortuna, com sua voz ou com sua plataforma pública. Mostramos, aqui, o top 10.

1 – MacKenzie Scott

Forbes

Ela é filantropa, autora e ex-eposa de JEeff Bezos. Em maio de 2019, ela anunciou em seu Twitter seus termos de divórcio e assinou o Giving Pledge, que prometia doar pelo menos metade da sua fortuna.

Em 2020, MacKenzie anunciou um pouco mais de 5,8 bilhões de dólares em presentes para aproximadamente 500 organizações sem fins lucrativos. Já em junho desse ano, ela doou outros 2,74 bilhões para 286 grupos.

2 – Kamala Harris

Forbes

Em janeiro de 2021 ela se tornou a primeira mulher, primeira negra e primeira sul-asiática-americana a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos. Em 2016, ela foi a primeira mulher indo-americana a ser eleita para o Senado dos EUA e, em 2010, Harris se tornou a primeira afro-americana e a primeira mulher a servir como procuradora-geral da Califórnia.

3 – Christine Lagarde

Forbes

Em 1° de novembro de 2019, Christine se tornou a primeira mulher a ser chefe do Banco Central Europeu. Nessa posição ela enfrenta um teste crítico, o de garantir que o coronavírus não cause mais danos na zona do euro.

Ela foi a primeira mulher a ocupar a direção do Fundo Monetário Internacional, de 2011 até meados de 2019. Em 2008, Christine analisou a crise financeira e apontou para o pensamento de grupo em uma indústria dominada por homens. Além, também, de ter pedido uma reforma de gênero.

4 – Mary Barra

Forbes

Desde 2014 ela é CEO da General Motors. Ela é primeira mulher a liderar uma das três grandes montadoras dos EUA. Em 2020, durante a pandemia, Mary adaptou todas as linhas de produção da GM para ajudar a empresa de dispositivos médicos Ventec Life Systems a fabricar ventiladores.

5 – Melinda French Gates

Forbes

Melinda é co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Ela é uma das mulheres mais poderosas da filantropia. Além disso, ela se tornou bilionária por conta própria depois que Bill a transferiu ações no valor de 2,4 bilhões no começo de maio de 2021.

No restante do top 10 de mulheres mais poderosas de 2021 estão:

6 – Abigail Johnson

Forbes

7 – Ana Patricia Botín

Forbes

8 – Ursula von der Leyen

Forbes

9 – Tsai Ing-wen

Forbes

10 – Julie Sweet

Forbes

Fonte: Forbes

Imagens: Forbes

Idade Média: coisas que você não sabia

Artigo anterior

Países em que o canibalismo ainda é praticado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido