Entretenimento

Disney pode perder os direitos autorais do Mickey Mouse em 2024

0

Disney é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Seus estúdios são responsáveis por grandes títulos do cinema internacional, assim como as maiores franquias do meio. Desde a sua fundação, em 1923, a Walt Disney Company não parou de crescer. Mas uma figura sempre esteve presente, e é o maior representante desse império: o rato mais famoso do mundo, Mickey Mouse.

Mickey é o primeiro personagem que vem à mente quando pensamos em Disney. Contudo, segundo o jorna El Confidencial, a Walt Disney Company pode perder os direitos de exclusividade do personagem. Em 2024, o domínio pode se tornar público, já que os direitos autorais de Mickey Mouse, de acordo com a lei de propriedade intelectual dos EUA, expiraram 95 anos depois da sua criação.

Mickey Mouse

Independente

O ratinho foi desenhado em 1928 e desde então o personagem leva muito dinheiro à empresa, além de ser o seu maior símbolo. Por conta disso, no decorrer dos anos, os direitos autorais sobre o Mickey viraram sinônimo de muita luta.

O jornal espanhol ainda diz que, no começo, os direitos autorais foram protegidos por 56 anos. Contudo, conforme o fim desse tempo se aproximava, a Disney fez uma pressão, que foi bem sucedida, para que a proteção ficasse regente por 75 anos. O mesmo acontece em 1998, quando o tempo foi para 95 anos.

Direitos autorais

Manauara news

Agora, com o fim do prazo se aproximando, se a Disney perder os direitos autorais do Mickey, quem quiser usar a imagem do personagem poderá fazer sem que seja preciso uma permissão da empresa. Além disso, também não será preciso pagar royalties. Isso fará com que a receita da Disney sofra uma queda muito grande.

A perda de direitos autorais de um personagem da multinacional americana de entretenimento já aconteceu antes. No caso, foi o ursinho Pooh. Desde que isso aconteceu, o personagem foi retratado das mais variadas formas. Mais recentemente, foi como um serial killer no filme de terror “Winnie the Pooh: Blood and Horror”.

História

LA mag

Hoje em dia, todos conhecem Mickey Mouse como um rato, mas sua origem não foi essa. O personagem surgiu como um coelho chamado Oswald. Antes de se tornar o ícone das animações, Walter Elías trabalhou em um projeto de curta metragens de animações juntamente com o caricaturista Charles Mintz. E juntos eles criaram o coelho Oswald, que participou de 26 curta-metragens, pela Universal Estúdios.

O que diz a verdadeira história é que Walt Disney estava sem ideias depois de ter realizado o curta “Contos de Alice”. Teve, assim, que se aliar com a Ub Iwerks, para criar o novo personagem, que mais tarde viria a ser conhecido como Mickey. O nome Oswald foi escolhido aleatoriamente, sem um motivo específico. A forma de escolha foi bem curiosa, eles colocaram um monte de papeizinhos com nomes dentro de um chapéu, sacudiram e retiraram o que possuía esse nome para o coelho da sorte.

Definitivamente, esse personagem foi um sucesso, e é considerado uma de suas melhores criações, até hoje. Depois de uma época, ao pedir um aumento no orçamento para incrementar Oswald, Walt teria entrado em conflito com Mintz, que acabou perdendo os direitos autorais do personagem. Mais tarde, os Estúdios Universal conquistaram os direitos autorais sobre o personagem e o entregaram à Mintz, novamente.

Entretanto, essa reviravolta não fez com que Disney se abalasse, depois da perda ele se uniu à Ub Iwerks e finalmente criou o personagem mais famoso de toda a história das animações: Mickey Mouse.

Ao comparar os dois personagens, as características semelhantes são muito evidentes, tanto nos curtas metragens quanto nas características morfológicas dos dois. Essa foi uma maneira que Walt descobriu para tentar superar a perda de seu personagem favorito, criando um curta que ficaria conhecido no mundo inteiro, e que ultrapassou gerações.

A Disney se tornou um império tão grande que, em 2006, conseguiu recuperar alguns direitos sobre o personagem Oswald, o antecessor de Mickey. No jogo de vídeo game “Epic Mickey”, fizeram uma reunião virtual entre os dois personagens. A empresa alegou que ficou muito feliz com os resultados e que os gráficos do game foram feitos a partir de esboços originais encontrados no porão de Walt Disney.

Fonte: Metrópoles

Imagens: LA mag, Manauara news, Independente

Site afirma que Elon Musk se tornou pai de gêmeos em 2021

Artigo anterior

Gabi Brandt mostra fatura do cartão de crédito no valor de R$ 377 mil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido