EntretenimentoFatos Nerd

Filmes da Disney que mostram culturas de outros países

0

A infância de quase todas as pessoas contou com os filmes da Disney. Esses filmes sempre são extremamente complexos e nos levam para outro mundo para viver histórias emocionantes. O estúdio é aclamado tanto por crianças, quanto por adultos em todo o mundo, além de todos os filmes lançados estarem entre as 50 animações com maior bilheteria de todos os tempos.

A fórmula do sucesso são os personagens profundos, que conseguem estabelecer uma forte ligação com o público no instante em que aparecem em tela. Essas produções geralmente nos mostram mundos mágicos, cheios de magia, e mesclam tais aspectos com lendas antigas de determinado povo.

Felizmente, nos tempos atuais, estamos vendo a Disney passar por uma mudança, tanto na forma como as princesas são retratadas, como também na representatividade. Pode-se observar isso uma vez que, atualmente, várias animações do estúdio retratam culturas de outras partes do mundo que não somente os Estados Unidos. O melhor de tudo é que essa tem se provado uma fórmula de sucesso. Mostramos aqui alguns desses filmes.

1 – Encanto

Ele é o mais novo filme da Disney e foi um grande sucesso de bilheteria. A produção do filme se ambienta na Colômbia, apresentando aos espectadores dança, comida, arquitetura e costumes típicos da região.

O filme conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar chamado Encanto. A família toda foi abençoada com poderes, menos Mirabel. Contudo, é ela que descobre que a magia da família está em perigo e decide salvá-la.

2 – Raya e o Último Dragão

Esse é outro filme da Disney que mostra outra cultura. Ele tem sua inspiração no sudeste asiático. Nele, quem assiste pode ver vários elementos típicos dessa região nos cenários apresentados, nas vestimentas, comidas e lutas mostradas.

A animação conta a história do reino de fantasia de Kumandra, onde há tempos humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Contudo, uma força maligna ameaçou o reino e os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Depois de 500 anos, essa força maligna volta. Então, a guerreira solitária Raya sai a procura do último dragão para restaurar a terra do seu povo.

3 – Moana: Um Mar de Aventuras

Aqui, temos a base nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. No filme, a cultura da Polinésia é mostrada com seus elementos típicos, como tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e paisagens exuberantes são vistos durante todo o filme.

Nesse longa da Disney acompanhamos Moana, uma jovem “não princesa” em uma missão para salvar seu povo. Em sua jornada ela conhece o semideus Maui, que a ajuda em sua busca.

4 – Frozen: Uma Aventura Congelante

Muita gente já viu esse filme, mas poucos podem saber que o reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, localizada na Noruega. Por esse motivo que vemos a arquitetura, as vestimentas, os animais típicos e, claro, a neve da região mostradas no filme.

Esse está entre os filmes da Disney de maior sucesso. Ele conta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. No dia da coroação de Elsa, ela tem um incidente com seu poder de gelo e foge para viver isolada de seu reino.

Contudo, ela não imagina que ao fugir deixou Arandelle em um inverno cada vez mais profundo. Com isso, sua irmã, Anna, decide sair em busca da irmã para que ela acabe com o frio.

Fonte: UOL 

Imagens: YouTube

Conheça a história por trás de Zé Carioca, personagem da Disney

Matéria anterior

Gravidez dupla: mãe engravida de segunda filha durante gestação da primeira

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos