Fatos Nerd

Bilheteria ultrapassa super-heróis e quebra alguns recordes do cinema

0

Não havia dúvidas de que o filme da Barbie seria um fenômeno, e a bilheteria inicial confirmou o tamanho desse sucesso.

Com Margot Robbie e Ryan Gosling no elenco, o longa arrecadou impressionantes US$ 337 milhões em todo o mundo apenas em seu primeiro final de semana. Dessa forma, vem quebrando recordes e superando até mesmo grandes medalhões do cinema.

Esses números impressionantes colocam a adaptação da boneca mais famosa do mundo como a melhor estreia de um filme em 2023.

Em apenas quatro dias (de quinta-feira a domingo), a produção conquistou a 11ª posição na bilheteria global do ano, ultrapassando filmes como The Flash e Creed 3, que haviam arrecadado durante semanas.

Nem mesmo o icônico Indiana Jones conseguiu competir com tanto sucesso.

A expectativa é que a excelente recepção do filme da Barbie continue a impulsionar as bilheterias ao longo do tempo.

Alguns estimam que há grandes chances de o filme alcançar a marca de um bilhão de dólares, podendo até mesmo superar Super Mario Bros. – O Filme, que arrecadou US$ 1,34 bilhão.

Via CanalTech

Sucesso a longo prazo

Enquanto isso, grandes franquias do cinema estão prestes a ser superadas pela boneca da Mattel. Com base nos números divulgados, o filme de Greta Gerwig deve ultrapassar Missão Impossível 7 (US$ 370,8 milhões) e John Wick 4: Baba Yaga (US$ 426,9 milhões) nas próximas semanas.

E considerando que não há mais grandes estreias para competir nas salas de cinema, isso pode acontecer mais rapidamente do que se esperava, inclusive desafiando os US$ 476 milhões de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

No entanto, a maior dificuldade para aumentar ainda mais esses números será a recepção na China.

Embora já tenha estreado no país, o filme da Barbie não teve o mesmo sucesso do Ocidente. Nos cinemas chineses, a bilheteria somou apenas US$ 8,2 milhões no último fim de semana, um resultado considerado modesto em um mercado famoso por suas cifras superlativas.

Em comparação, The Flash estreou com US$ 13,7 milhões e Velozes e Furiosos 10 com US$ 50,7 milhões na China.

Apesar disso, o sucesso da Barbie no resto do mundo parece promissor, e os fãs estão ansiosos para ver se o filme alcançará novos patamares.

Filme da Barbie quebrando recordes

Apesar do desempenho morno na China, a Warner e a diretora Greta Gerwig estão tranquilas, pois o lançamento de Barbie tem sido um sucesso estrondoso nos Estados Unidos e em boa parte do mundo, conquistando diversos recordes de bilheteria.

Além de ser a maior estreia do ano, Barbie também detém o título de longa dirigido por uma mulher com a maior arrecadação em seu fim de semana inicial, destacando o impacto do discurso assertivo de Gerwig na proposta do filme.

Outro recorde notável é que Barbie é a maior estreia de uma franquia de brinquedos, o que, para ser honesto, não é uma tarefa tão fácil.

É surpreendente ver a onda rosa da Barbie dominando os cinemas em uma época em que super-heróis, sequências e histórias já conhecidas dominam a indústria.

Assim, a arrecadação do filme também bate o recorde como a maior de um filme que não é continuação ou parte de um universo compartilhado desde Jogos Vorazes, em 2012.

Quando se trata do gênero, a conquista é ainda mais significativa. A aventura da boneca interpretada por Margot Robbie tornou-se a melhor abertura de um filme de comédia desde Se Beber, Não Case 2, em 2011.

Por esse motivo, espera-se que o filme entre no hall de produções de sucesso do ano.

Premiações

Via BBC

Por outro lado, algumas pessoas estão céticas quanto às premiações mais importantes, como Oscar.

Isso porque as críticas apontam alguns elementos básicos, como temáticas superficiais e confusão no roteiro. Além disso, também falaram sobre as atuações e os discursos.

Claro, isso reflete a opinião de alguns grupos, e pode não refletir no entendimento dos grandes prêmios em 2024. Dessa forma, o filme da Barbie ainda pode concorrer com direção, arte e até mesmo músicas originais.

No entanto, atualmente a produção se concentra nos números positivos de abertura, em vez de indicações. Isso diminuirá o impacto de possíveis expectativas, além de permitir aproveitar o sucesso imediato que a boneca rosa trouxe para o cinema.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: BBC, CanalTech

Por que você deve sempre limpar o cache do WhatsApp

Artigo anterior

Do Larry Bird ao X: relembre como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido