Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistória

Drone revela como está Chernobyl 28 anos depois do acidente nuclear

0

Um dos maiores acontecimentos ligados à segunda metade da década de 80 está o vazamento da usina nuclear de Chernobyl. Esse, que ficou conhecido como o maior acidente nuclear da história da humanidade, aconteceu em 1986 – ainda durante o regime da União Soviética – e foi responsável por 56 mortes diretas e mais de 4 mil indiretas.

Além das mortes, o acidente nuclear de Chernobyl também gerou um rombo aos cobres soviéticos de, mais ou menos, 18 bilhões de rublos. Somado a isso, toda a cidade Pripyat,  na Ucrânia – situada nas proximidades da usina -, precisou ser abandonada às pressas devido às partículas radioativas espalhadas no ar. Embora continue impedida de ser habitada, hoje em dia o local é considerado um grande polo de estudos para especialistas que buscam entender a relação entre a natureza e as partículas nucleares.

Mas, a verdade é que Pripyat também é procurada por outros motivos. Por estar completamente desabitada e por ter permanecido intocada durante os 28 anos, a cidade se tornou um forte atrativo para fotógrafos em busca de belas imagens. Foi isso, aliás, que chamou atenção do fotógrafo Danny Cooke.

Assim, munido com um Contador Geiger, que mede o nível de radiação; o profissional passou uma semana na área e fez imagens incríveis do local, através de um drone, para mostrar como a região de Chernobyl está depois de tanto tempo do acidente nuclear. Confira a vídeo:

E então, não é de arrepiar o lugar?

Sobre o assunto você pode ler também 10 fatos sobre Chernobyl que não querem que você saiba e 10 cidades-fantasma mais intrigantes do mundo.

O que acontece quando você bebe dois galões de leite em 10 segundos…

Artigo anterior

Como funciona o silenciador de uma arma?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido