• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 cidades-fantasma mais intrigantes do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      13/09/14 às 19h40

Todo mundo já deve ter visto filmes apocalíptos, que mostram cidades totalmente destruídas, consumidas pelo mato e completamente abandonadas por sua população. Apesar de ser estranho pensar em locais da vida real nesse estados de devastação, há várias cidades no mundo que estão completamente devastadas.

Veja abaixo, na seleção que preparamos, algumas cidades-fantasmas famosas, que foram completamente abandonadas por seus habitantes, pelos mais variados motivos e que hoje são dignas de cenários de filmes de terror. Confira:

1. Centralia

1

Essa cidade está longe de ser uma cidade comum dos Estados Unidos. Fundado em 1875, o lugar cresceu com a exploração de uma mina de carvão, até que um grande incêndio e gases tóxicos fizeram seus moradores saírem de vez dali.

2. Epecuen

2

Na Argentina, essa cidade era um ponto turístico bastante procurado. No auge de sua fama, o lugar era ligada por trem a capital do país, Buenos Aires. Mas, em 1985, a sorte do lugar mudou com o rompimento de uma barragem, que alagou a cidade. O acidente aconteceu há 25 anos, quando toda a população foi obrigada a abandonar suas casas. Hoje em dia, o nível da água baixou e suas ruínas ficaram aparentes.

3. Fordlândia

3

Construída no meio da selva amazônica, no Pará, essa cidade foi criada pelo empresário Henry Ford. Sua ideia inicial era produzir látex nas redondezas, que então seria usado na produção da indústria automobilística. Mas, mesmo sendo uma boa ideia, vários problemas fizeram com que o projeto fosse abandonado. A própria Ford deixou o projeto em 1945, quando o governo brasileiro adquiriu as estruturas.

4. Humberstone

4

A cidade foi construída ao redor de fábricas antigas de nitrato e foi fundada em 1862. Aos poucos, o nitrato produzido ali começou a perder valor e as pessoas começaram a se mudar, atrás de novos empregos. Em 2005, mesmo deserta, a cidade se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade.

5. Kayaköy

5

A cidade turca foi habitada até 1923, quando um acordo político entre a Grécia e o país mudou a população de local. Hoje em dia, Kayaköy é um museu a céu a aberto e conta com as ruínas de 500 casas, além das igrejas e demais prédios históricos.

6. Kolmanskop

6

A busca por diamantes levou centenas de alemães à Namíbia, em 1908, onde nasceu a nova cidade. A população de Kolmanskop chegou a 1200 pessoas, incluindo algumas crianças. Ela foi completamente abandonada ao deserto quando os diamantes acabaram.

7. Hashima

7

Essa é uma das várias ilhas não habitadas, próximas a Nagasaki, no Japão. O lugar contou com moradores durante quase 100 anos, até 1974. Nessa época, no entanto, a Mitsubishi, proprietária do local, anunciou o fim da extração de carvão e simplesmente evacuou as terras. Em 2009, uma parte da ilha passou a receber turistas.

8. Ordos

8

Apesar de estar completamente desabitada, a cidade de Ordos, na China, ainda conta com prédio e casas bonitinhas. A cidade, embora tenha estrutura para habitar um grande população, mas pouquíssimas pessoas toparam morar ali. Por enquanto esse distrito, que nasceu no século 21, ainda é considerada uma cidade fantasma.

9. Pyramiden

9

Outro lugar que servia de moradia para gente que trabalhava com mineração era O local, Pyramiden, na Noruega. Ela fica a cerca 1.300 quilômetros do polo norte e foi abandonado em 1998.

10. Pripyat

10

A cidade, que fica na Ucrânia, está a cerca de 5 quilômetros da Usina de Chernobyl, onde aconteceu o pior acidente nuclear da história. Ela foi considerada imprópria para a vida humana e abandonada devido aos altos índices de radiação do lugar. Por ter preservado as características da época, a cidade é um verdadeiro registro histórico do estilo de vida que as pessoas levavam na antiga União Soviética (veja, aqui, o que sobrou dos lugares que compunham a URSS).

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+