• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É isso que acontece com o nosso corpo quando comemos órgãos humanos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      12/03/18 às 19h56

Segundo o dicionário, "canibalismo é a característica, particularidade ou condição de um canibal, ou seja, aquele que pratica o ato de comer um ser vivo da mesma espécie." Bom, com certeza vocês já devem ter visto casos de pessoas comendo outras pessoas, como mostra a nossa matéria com as 8 arrepiantes histórias de canibalismo moderno. Mas qual o efeito da carne humana no corpo?

O canibalismo é visto como uma das coisas mais sombrias do mundo. Mas o que pouca gente sabe é que, além de ser assustador, comer carne humana pode trazer um grande perigo. Bom, a gente explica para vocês com detalhes o que acontece quando um humano se alimenta de carne humana.

As consequências de comer órgãos humanos

Em 1961, um médico australiano chamado Michael Alpers foi para as Terras Altas no leste da Papua-Nova Guiné. O cara foi em nome de suas duas paixões, a medicina e aventuras. Lá ele começou a estudar uma condição misteriosa sofrida pelo povo Fore, uma tribo que vivia nas montanhas e praticava o canibalismo.

Em um de seus textos acadêmicos, Alpers disse que o povo Fore comia os corpos humanos por amor e por apreciação a gastronomia.

Bom, o estranho era que existia registros na tribo de uma doença chamada Kuru. A doença foi descoberta em 1954 por outro médico australiano, chamado W. T. Brown. Quando ele visitou a região, ele relatou o seguinte: "o primeiro sinal de uma morte iminente é quando o paciente apresenta uma fraqueza muscular que se transforma em uma debilidade geral e sérios problemas para ficar de pé... Ele sofre tremores terríveis, para de comer, depois passa o dia inteiro deitado, sem se levantar, até que finalmente morre."

Mas o que causava essa doença terrível? Primeiro, pesquisadores acharam que eram casos da Doença de Creutzfeldt-Jakob, uma encefalopatia transmissível. O povo Fore achava que isso era uma maldição e Alpers foi tentar encontrar uma resposta científica para esse mistério.

O que realmente causava a doença

Curiosamente, a condição não era causada por vírus, bactérias, fungos ou pasasitas. Outra coisa curiosa era que apenas mulheres e crianças pegavam a doença.

A resposta sobre o que causava a doença veio através de uma pesquisa antropológica onde mostrava que os Fore realizavam rituais funerários nos quais eles comiam os mortos. A prática envolvia apenas as mulheres e as crianças comendo o cérebro, enquanto os homens comiam a carne.

Por isso, as crianças e mulheres ficavam mais propensos à doença, já que era no cérebro que o agente infeccioso do Kuru se alojava. A doença tem evolução lenta, longa incubação e consequências letais. Ela foi erradicada quando os Fore pararam com a prática do ritual canibalístico nos anos 70, depois de cerca de 10% da população morrer por causa da doença.

Mas e você, sabia que comer cérebro humano podia causar uma doença tão terrível? Não coma cérebro humano nem nenhum outro órgão, fica a dica da Fatos Desconhecidos (risos).

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+