Crises alérgicas são uma ameaça a qual qualquer um de nós está sujeito. Dizemos isso porque você não sabe que é alérgico a algo até sofrer uma intoxicação. Você pode até não ter tido essa infelicidade ainda, mas com certeza conhece alguém que já descobriu que é alérgico a algo, como é o caso das alergias a tinturas que mostraremos aqui.
A alergia é a hipersensibilidade do organismo à ação de alguma substância – que nem sempre é química. Diante de uma crise alérgica só se administram intervenções medicamentosas para evitar um possível choque anafilático. A única forma de não sofrer uma crise alérgica é evitar o agente ao qual o organismo é hipersensível. Por isso dizemos que você não sabe se é alérgico a algo até sofrer uma intoxicação.
Outras causas alérgicas estão relacionadas a fatores emocionais. Mais necessariamente à baixa imunidade que algumas complicações psíquicas podem acarretar. Com as defesas baixas é mais fácil ocorrer uma intoxicação.
A brasileira Marta, de São Paulo, usou uma tintura sem fazer o chamado “teste de mecha”, indicado pelos fabricantes para detectar hipersensibilidade a produtos químicos. No mesmo dia em que usou a tintura apareceram caroços em seu pescoço. No dia seguinte ela estava com o couro cabeludo todo ferido.
Os inchaços nas áreas do rosto pioraram nos dias seguintes e só depois de uma semana Marta começou a melhorar. Os dermatologistas alertam que algumas tinturas tem altos níveis de amônia e corantes. Como esses produtos são altamente tóxicos, todos estão sujeitos a uma crise como a de Marta, por isso é imprescindível o teste de mecha.
Outro caso de alergia a tintura de cabelo deixou temporariamente cega a inglesa Ann-Marie Hyde. Ela comprou em uma farmácia a mesma tintura que já usava há anos, mas algum tempo depois da aplicação estava cega, com o rosto desfigurado e couro cabeludo ferido.
Outra inglesa que quase morreu por conta de uma reação alérgica a tintura de cabelo foi Abigail Colbourne de 15 anos. Ela disse ao tabloide The Sun que ficou apavorada ao acordar com os olhos grudados cheios de secreção e o couro cabeludo ferido.
Já Tina Littlewood de 41 anos prometeu nunca mais colorir os cabelos. Ela quase ficou definitivamente cega por conta das queimaduras que sofreu. Tina passou cinco dias com os olhos grudados pela secreção causada pela intoxicação.
Diante desse exposto, vocês vão se arriscar colorindo os cabelos sozinhos/as?