CuriosidadesHistória

Por que os olhos e os cabelos de algumas pessoas são mais claros na infância?

0

Já percebeu que algumas pessoas, quando crianças, têm os cabelos aloirados e olhos claros e conforme crescem essas duas coisas vão se tornando mais escuras? Pois é, isso não é coisa da sua cabeça e saiba que é algo que realmente acontece com muita gente.

Normalmente, quando um bebê nasce de olhos claros (de tons esverdeados ou azulados) mas seus pais têm olhos escuros, há uma muito provável chance dos olhos do neném irem escurecendo enquanto ele cresce até atingirem a tonalidade dos olhos dos pais. O mesmo ocorre com o cabelo. Há pessoas que se surpreendem quando veem suas fotos da infância, quando – enquanto no momento atual tem madeixas negras- nelas seus cabelos estão reluzindo de loiros. Mas por que isso acontece? Por que os olhos e os cabelos de algumas pessoas são mais claros na infância e depois escurecem? O Ultra Curioso vai te explicar.

O processo é mais ou menos igual quando você envelhece e vai ficando com os cabelos grisalhos, mas só que ao contrário. Acontece assim: a cor do cabelo é determinada pelo DNA, mas quem dá o tom que estava programado é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos. Os bebês, que têm menos melanócitos, se expõem ao sol à medida que crescem e a produção dessas células aumenta. A coloração, tanto do cabelo quanto da pele, fica mais intensa (escura). A mudança da coloração ocorre entre 6 e 10 meses de idade, quando a íris adquire a cor que estava programada no DNA.

bebe-Queda-de-Cabelo-Calvicie-capilar-fotos-Imagens

É por isso que pessoas de pele parda ou preta nascem mais claras. Entretanto, em um determinado momento da vida (em média, perto dos 40 anos, embora isso varie muito), a produção de melanócitos começa a cair e, consequentemente, o cabelo começa a embranquecer.

criança.negra_.olhos_.azuis1_

5 coisas que você pode fazer com seu celular e não sabia

Artigo anterior

10 costumes definitivamente bem bizarros de outros países

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido