Curiosidades

É verdade que engolimos oito aranhas por ano durante o sono?

0

Há anos, circula na internet um boato que afirma que engolimos oito aranhas por ano enquanto dormimos, sem sequer perceber. Mas será que isso é verdade ou é mais um mito?

Para adiantar, já falamos que é pura mentira. Essa crença é tão enraizada na cultura popular que muitos a aceitam como um fato.

Em 1999, o The Guardian incluiu esse “fato” em uma lista de curiosidades com 50 itens.

Portanto, a ideia de que engolimos oito aranhas por ano durante o sono engana até mesmo jornalistas de grandes veículos de comunicação.

Mas por que temos essa ideia? E por que ela é falsa?

Não engolimos 8 aranhas por ano enquanto dormimos

Via Freepik

Algumas pessoas afirmam com convicção ter encontrado uma pata de aranha em sua boca após uma noite de sono, ou outras evidências que sugerem um consumo involuntário do aracnídeo.

No entanto, essa possibilidade é altamente improvável, considerando o comportamento das aranhas.

Existem várias espécies que frequentam áreas residenciais e, portanto, estão em contato constante com os humanos.

No entanto, a interação delas conosco não costuma ser muito próxima, pois tendem a evitar se aproximar demais por instinto de autodefesa.

Nossa cama não é um local frequentado pelas aranhas em busca de alimentos. Suas presas naturais são insetos e pequenos animais, elementos que não costumam marcar presença em nossas camas.

Medo de nós

Bill Shear, professor de biologia no Hampden-Sydney College, Virgínia, e ex-presidente da Sociedade Americana de Aracnologia, fala sobre o assunto em entrevista.

Ele diz que, para as aranhas, somos como uma grande rocha. Ou seja, somos tão imponentes que nos tornamos apenas parte da paisagem.

Portanto, não representamos um interesse particularmente intrigante ou atrativo para as aranhas, ao contrário dos mosquitos, por exemplo.

Na realidade, elas podem até sentir um certo receio em relação aos movimentos humanos, marcados por vibrações provenientes das funções corporais, como respiração e batimentos cardíacos, que podem parecer intensos demais para elas.

Além disso, Rod Crawford, curador de aracnídeos no Museu Burke de História Natural e Cultura, em Seattle, explica mais sobre isso.

Ele diz que as vibrações compõem uma parte significativa do universo sensorial das aranhas. Assim, uma pessoa adormecida não é algo que uma aranha se aproximaria voluntariamente.

Mesmo que seja altamente improvável, muitas pessoas persistem na ideia de que engolem aranhas durante o sono.

Os especialistas dizem que uma ou duas vezes por ano, as pessoas falam que tiraram uma perna de aranha da boca, e a história continua.

Claro, elas afirmam que isso acontece com elas, mas descartam as evidências, geralmente dando descarga no vaso sanitário. Ou seja, os estudiosos não conseguem avaliar o que realmente aconteceu.

Embora alguns especialistas concordem que isso teoricamente poderia ocorrer ocasionalmente, é um evento extremamente raro e completamente aleatório. Se já é difícil que isso aconteça uma vez com uma pessoa, imagina oito vezes.

Via Freepik

Origem do mito

Quanto à origem do mito, uma história disseminada na internet sugeria que o rumor se originou de um livro específico.

Em 1954, foi publicado um livro chamado “Insect Fact and Folklore” (Fatos sobre Insetos e Folclore, em português), que supostamente apresentava essa informação.

No entanto, em 1993, uma coluna jornalística citava o mito como um exemplo de uma mentira amplamente aceita pela população.

Por outro lado, a informação nunca foi encontrada no livro mencionado, e a coluna em questão não existe.

Portanto, a conclusão é que não engolimos oito aranhas por ano durante o sono, e a origem precisa dessa crença, bem como as supostas informações sobre as possíveis fontes do mito, permanecem desconhecidas.

Assim, pode ficar tranquilo, pois será bem difícil engolir oito aranhas durante o seu sono ao longo da vida!

 

Fonte: Só Científica

Imagens: Freepik, Freepik

Esperando que alienígenas criem exército de seus clones, homem envia seu DNA à Lua; entenda

Artigo anterior

Você sabe do que é feito o creme branco que recheia as bolachas Oreo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido