Entretenimento

Eduardo e Mônica: Quem é o casal da vida real que inspirou a música e o filme

0

Já no início de 2022, um filme bastante aguardado estreia nos cinemas. A história de Eduardo e Mônica deixou de ser contada apenas na música do Legião Urbana e foi adaptada para a cinematografia. O filme foi gravado em 2018. 

O longa, protagonizado por Alice Braga e Gabriel Leone, retrata a história de uma mulher e de um adolescente tímido que se apaixonam. Apesar de levarem vidas diferentes, eles se dispõem a ficar juntos. 

Filme Eduardo e Mônica

Mas, apesar de provavelmente já ter ouvido a música composta por Renato Russo por diversas vezes, você já se perguntou quem de fato é Eduardo e Mônica? E qual a história real por trás da canção e, agora, por trás do filme? Nós te contamos a seguir:

A verdadeira história de Eduardo e Mônica

A música composta por Renato Russo foi inspirada no casal Fernando Coimbra e Leonice de Araújo, seus amigos de longa data. O clássico foi lançado em 1986, como parte do álbum ‘Dois’. Renato Russo conheceu os amigos na Universidade de Brasília, nos anos 80, ainda no início do relacionamento do casal. 

Na época, o músico passou por lá para se apresentar com sua banda. Leonice ficou encantada com a apresentação e, a partir daí, uma grande amizade surgiu. A relação entre ela e o líder do Legião se fortaleceu quando os dois trabalhavam em um jornal publicado pelo Ministério da Agricultura. Nos anos 1990, ela e Fernando fizeram uma viagem para Nova Iorque.

Quando chegaram na porta do estúdio que haviam alugado, o casal teve uma surpresa: Renato estava na porta, pedindo para se hospedar com eles. O líder do Legião Urbana manteve uma grande amizade com os dois até sua morte, em 1996. 

Renato e Leonice eram tão próximos que os dois sempre se falavam por telefone, por onde o líder do Legião Urbana lhe mostrava as novas letras que escrevia. Um certo dia, porém, Renato Russo lhe mostrou uma música que compôs inspirada na relação dela com Fernando. 

“Sempre que ele compunha ele me ligava, ou ligava para outras amigas, para mostrar. E aí certa noite ele me ligou e disse que a música era para nós. Eu, honestamente, não estava nem aí naquele momento. Foi só com o tempo que eu fui reconhecer o tamanho do presente que ele, o melhor amigo que eu tive em toda a vida, me deu”, afirmou a artista plástica em entrevista à Folha de São Paulo. 

A mulher revelou que nem todos os aspectos da música são verdadeiros. “Talvez o que ele (Renato Russo) quisesse mostrar é que duas pessoas podem se encontrar, se casar e ser felizes juntas, mesmo que venham de realidades diferentes”, afirmou Leonice. 

Arquivo Pessoal/Leonice

A mulher conta que alguns aspectos de sua vida foram adaptados na música. Leonice, por exemplo, não sabe falar alemão, mas uma de suas avós era alemã. Segundo ela, no primeiro momento não houve identificação de sua pessoa com a que foi retratada na música. Afinal, ela jamais estudou medicina e também é só um pouco mais velha que o marido.

Atualmente, após 42 anos de união, o casal vive no México, onde Fernando trabalha como embaixador do Brasil no país. No filme lançado agora em 2022, a história narrada sobre o casal é semelhante àquela cantada por Renato Russo e, assim, não é tão verídica quanto a vida real. Apesar disso, a narrativa passa de geração em geração e é lembrada com carinho por Leonice e Fernando. 

Keanu Reeves tem vergonha de sua fortuna

Artigo anterior

O que esperar do documentário do Neymar na Netflix

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido