CuriosidadesEntretenimento

Em guerra contra a Globo, Silvio Santos mandou o público ver ‘Rambo’ na rival em 1988

0

A guerra pela audiência entre Globo e SBT é conhecida nacionalmente há décadas e viveu um dos melhores momentos em 1988. Tudo aconteceu depois da contratação de Jô Soares para ganhar o maior salário da televisão brasileira na época. O canal de Silvio Santos, então, anunciou a exibição de “Rambo: Programado para Matar”.

No entanto, acontece que ele foi surpreendido pela rival, que programou “Rambo II – A Missão”, para ser exibido no mesmo dia. Vale ressaltar que era a primeira vez que a emissora respondia um rival dessa maneira.

“Reviravolta na programação da Globo. A emissora resolveu atacar, amanhã à noite, com Rambo II, para enfrentar no mesmo horário o Rambo I, escolhido pelo SBT para estrear o seu Cinema em Casa”, destacou o Jornal do Brasil de 16 de agosto de 1988.

Em entrevista ao jornal O Globo, no dia 17 de agosto, Roberto Buzzoni, o então diretor de programação da Globo, admitiu que era a primeira vez que a emissora provocava um rival em busca de audiência. “São frequentes as mudanças de programação em função do que será exibido pelos outros canais, mas nunca a disputa pela audiência colocou o mesmo herói em duas frentes de batalha – e no mesmo horário”, destacou o jornal.

“Rambo II é mais forte e deu mais bilheteria. Por que não dar ao espectador oportunidade para escolher o melhor? Resolvemos lançar nosso produto para a exibição no mesmo horário do Rambo I e deixar que o público escolhesse qual assistir. O primeiro é um Rambo velho, da época em que o herói não era tão musculoso ou famoso. Eu nunca tive dúvidas de que o segundo filme da série é muito melhor que o primeiro”, disse o executivo ao jornal.

Globo X SBT

rambo

Reprodução

Dessa forma, quando chegou o tão esperado dia da exibição dos filmes, o SBT decidiu adiar a estreia da nova sessão. Agora, o filme seria exibido na semana seguinte. Aqueles que sintonizaram no canal para ver o filme encontrou uma mensagem bem-humorada que se tornou símbolo da emissora na época: “Quem procura acha o Rambo na Globo”. Era uma brincadeira com seu próprio slogan na época (Quem procura, acha aqui).

Então, para preencher a vaga, o canal colocou no ar uma reprise do sertanejo Musicamp. Já a Globo se deu bem nessa jogada. Por exemplo, no Rio de Janeiro, o filme registrou 77% de audiência, incríveis 4,6 milhões de espectadores. Nesse mesmo horário, o SBT ficou com apenas 5%.

Chumbo trocado

Finalmente, a semana seguinte chegou, e, com ela, o SBT estava em alerta. “Amanhã, às 21h30, se a Globo trocar o Globo Repórter por algum filme de impacto, para tentar barrar a escalada que se espera no Ibope, poderá ter alguma surpresa”, destacou o Jornal do Brasil de 25 de agosto.

“Vamos decidir na hora, conforme a Globo se movimentar”, avisou um alto executivo do SBT. “Nessa disputa com a Globo, temos sempre várias alternativas e mais agilidade porque, enquanto no caso deles quem decide é o Boni, no nosso decidimos sempre com o dono: Silvio Santos”, completou ao jornal.

Assim sendo, no dia 26, o SBT exibiu Rambo, mas teve alguns problemas. A Globo exibiu um capítulo duplo de “Vale Tudo”. Ou seja, a novela terminou somente às 22h15. Enquanto isso, como foi feito em 1985, quando exibiu “Pássaros Feridos” ao finalizar “Roque Santeiro”, o SBT entrou ao ar com uma mensagem dizendo: “Não de preocupe, quando terminar a novela da Globo, você vai ver Rambo”. A tela ficou assim por 50 minutos, enquanto a trilha sonora do filme passava.

Quando o filme finalmente começou, a emissora de Silvio Santos deu uma surra no Ibope. Em São Paulo, às 22h15, a Globo tinha 37%, e o SBT já estava com 32%; às 22h30, vitória do SBT por 45% a 23%, mantendo a liderança até o final, cujo placar foi de 48% a 17%. No Rio, a Globo estava com 30% às 22h15, quando o SBT já marcava 38%. Às 23h15, o SBT goleava por 47%, enquanto a Globo tinha apenas 12%.

Repercussão

Houve críticas às estratégias usadas. Em matéria do jornal O Globo de 19 de agosto, Lúcia Leme detonou a troca. “A Rede Globo é a principal emissora do país, a mais vista, a melhor, a mais séria, profissional, correta, bem estruturada, a mais produtiva, de maior índice de criatividade, tantas coisas mais. E o será ainda por muito tempo façam as outras o que fizerem. Precisava mesmo brigar com Rambo?”, questionou.

Fonte: UOL

Baleia jubarte presa em rede de pesca é salva por pescadores

Artigo anterior

Entenda o que é “demissão silenciosa”

Próximo artigo