Notícias

Baleia jubarte presa em rede de pesca é salva por pescadores

0

Uma baleia jubarte de 12 metros de comprimento foi vista por um navio a cerca de cinco quilômetros da costa, segundo informações do centro de resgate marinho do Aquário de Palma de Maiorca, na Espanha.

Assim sendo, de acordo com os relatos, a baleia estava presa em uma rede de pesca e, para resgatá-la, seria necessário uma operação delicada. As primeiras tentativas de cortar a rede a partir de um barco se mostraram sem efeito. Então, convocou-se mergulhadores dos centros de Albatros e Skualo, na região.

Reprodução

Toda a operação extremamente delicada levou cerca de 45 minutos e exigiu muito cuidado. Isso porque os mergulhadores tiveram de usar facas para cortar a rede que se prendeu na baleia jubarte para que ela fosse liberada das amarras. Ela estava em uma situação tão crítica que sequer conseguia abrir a boca.

“Nos primeiros dez segundos, ela ficou um pouco nervosa, você sabe, com bolhas em todos os lugares, mas depois eu não sei, me chame de louco, mas acho que ela sabia que estávamos lá para ajudá-la e ela apenas relaxou e começamos a trabalhar da frente da boca para trás”, afirmou a bióloga marinha Gigi Torras, que participou da operação.

“Nós seguimos cortando e ela deu uma pequena sacudida para se livrar”, descreveu. As redes do tipo arrastão que prenderam a baleia jubarte foram banidas pelas Nações Unidas há 30 anos, por conta da quantidade de vida marinha que ceifam, além dos próprios peixes que elas capturam.

Segundo Torras, a baleia jubarte ainda permaneceu na companhia dos quatro mergulhadores por alguns momentos, para recuperar sua força. Ela relata que a baleia deu “um pequeno sinal de agradecimento” antes de ir embora, finalmente livre. “Foi uma experiência de outro mundo, incrível, simplesmente incrível”, concluiu a bióloga.

Baleia jubarte engole pescador

Reprodução

Dizem que não se deve acreditar em história de pescador. Porém, essa é real. No dia 11 de junho de 2021, Michael Packard foi engolido por uma baleia jubarte e, por sorte, devolvido à água alguns segundos depois.

Enquanto se recuperava no hospital, o pescador contou ao jornal local, Cape Cod Times, que estava mergulhando na costa de Provincetown, em Massachusetts, quando viu seu mundo virar o interior de uma baleia jubarte. O pânico durou cerca de 30 minutos e ele saiu desse encontro com a morte apenas com um deslocamento no joelho. Isso se não contar a história incrível que ele irá reproduzir para o resto da vida.

“Senti um grande golpe e depois tudo escureceu”, ele relembrou em entrevista. Além disso, o pescador relatou que, uma vez dentro da baleia, conseguiu se dar conta que estava sendo engolido. Inicialmente, ele acreditou que foi pego por um tubarão branco, que costumam nadar pela área.

“Então eu comecei a apalpar as laterais e senti que não tinha dentes”, disse ele. “Foi quando eu percebi, ‘Meu Deus, estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir. É isso mesmo, eu vou morrer’”.

Dessa forma, não se sabe exatamente o tamanho da baleia jubarte que quis fazer o pescador de petisco. Contudo, segundo o World Wide Fund For Nature, as baleias jubarte podem chegar a até 15 metros de comprimento e pesar 36 toneladas. Atualmente, existem aproximadamente 60 mil delas espalhadas pelo mundo.

Uma vez livre do encontro com a morte e vivo para contar a história, a família de Packard, principalmente sua esposa, pede para que o pescador largue o emprego que o coloca numa posição de ser engolido por animais marinhos gigantes. No entanto, o homem de 56 anos afirma que ainda precisa explorar o máximo possível da península de Cape Cod, no extremo leste do estado de Massachusetts, onde trabalha.

Fonte: Hypeness

YouTube planeja exibir anúncios sobre fake news

Previous article

Em guerra contra a Globo, Silvio Santos mandou o público ver ‘Rambo’ na rival em 1988

Next article

Comments

Comments are closed.