Notícias

Em risco de extinção, filhote de rinoceronte branco nasce em zoológico nos EUA

0

O zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, informou que nasceu um filho de rinoceronte branco no dia 06 de agosto. A espécie nativa africana está praticamente extinta, por causa disso, o nascimento do animal acende uma esperança de manutenção da espécie.

De acordo com o zoológico, o filhote foi gerado sem intervenção humana pela mãe, Livia, e pelo pai, J Gregory. “Especialistas afirmaram que o filhote está saudável, confiante e cheio de energia. Eles também falaram que Lívia é uma mãe excelente, muito atenciosa e protetora com sua prole”, afirma a publicação.

O filhote e a mãe ficarão em uma área privada do zoológico para adaptação e depois serão introduzidos aos outros animais. Desde a fundação, em 1916, o zoológico já contou com o nascimento de mais de 100 filhotes da espécie.

Ameaçado de extinção, filhote do rinoceronte de Sumatra nasce na Indonésia

Foto: Bird Humas Klhk/ Ministério do Meio Ambiente da Indonesia

Outro raro rinoceronte que nasceu foi o da espécie Sumatra, desta vez, em um santuário na Indonésia. De acordo com o governo, o nascimento é um triunfo para os esforços de conservação do animal ameaçado de extinção.

A fêmea nasceu no Santuário de Rinocerontes de Sumatra, no Parque Nacional Way Kambas, na província de Lampung, em Sumatra, em 24 de março deste ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente da Indonésia.

“O nascimento do rinoceronte de Sumatra é uma boa notícia em meio aos esforços do governo e parceiros indonésios para aumentar a população de rinocerontes de Sumatra”, afirmou Wiratno, diretor-geral de conservação do Ministério do Meio Ambiente, em comunicado.

Os rinocerontes de Sumatra, a menor espécie de rinoceronte do mundo, são naturais do sudeste da Ásia. No entanto, atualmente, são encontrados apenas em pequenos bolsões na ilha de Sumatra, no norte da Indonésia, e Bornéu indonésio.

De acordo com a International Rhino Foundation (IRF), restam menos de 80 rinocerontes de Sumatra.

No ano de 2019, o último rinoceronte de Sumatra da Malásia faleceu no Santuário de Rinocerontes de Bornéu. O animal foi declarado extinto na Malásia em 2015, porém, a morte da fêmea, chamada Iman, significou que a espécie foi totalmente exterminada no país.

Já com o nascimento do filhote na Indonésia no mês de março aumenta para oito o número de rinocerontes de Sumatra no santuário.

De acordo com a IRF, a gestação não foi um processo fácil. Anteriormente, a rinoceronte chamada Rosa, havia perdido oito gestações anteriores. Já o pai foi o primeiro rinoceronte nascido em cativeiro na Indonésia.

Reprodução em cativeiro

Foto: AP

Wiratno apontou que o programa de reprodução em cativeiro no Santuário de Rinocerontes de Sumatra é o único local seguro no país “para o rinoceronte de Sumatra se reproduzir naturalmente com o apoio da tecnologia e colaboração de especialistas”.

O programa objetiva manter a sobrevivência da espécie aumentando o número de rinocerontes de Sumatra para que um dia eles consigam ser reintroduzidos na natureza.

“A gravidez de Rosa representa uma nova esperança para esta espécie criticamente ameaçada”, afirmou Nina Fascione, diretora executiva da IRF, em comunicado. “Esta é uma ocasião importante para uma espécie criticamente ameaçada. Compartilhamos a emoção deste nascimento com o mundo!”.

Vale destacar que o IRF afirma que sem intervenção, o rinoceronte de Sumatra será extinto em questão de décadas. Por isso, especialistas internacionais em rinocerontes e o governo indonésio entenderam que realocar os animais para um programa de reprodução em cativeiro era a única forma de salvar a espécie.

Fonte: IstoÉ, CNN

Cogumelos psicodélicos podem ajudar a diminuir alcoolismo

Artigo anterior

Vencedor de torneio de quem passa mais tempo deitado comemora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido