Notícias

Enfermeiros são criticados por postarem vídeos após morte de pacientes no TikTok

0

O TikTok se tornou palco de mais uma tendência estranha, que deixou muitas pessoas incomodadas. Isso porque profissionais da saúde nos Estados Unidos publicam vídeos em que mostram reações devastadoras depois da morte de pacientes de quem estavam cuidando.

Supostamente, a ideia é mostrar a luta para manter a saúde mental quando se trabalha com a saúde e com uma rotina difícil. No entanto, muitos apontaram para uma certa espetacularização nos vídeos.

Assim, internautas descrevem alguns dos vídeos como “horríveis” e gravado por pessoas que acham “que a vida é um filme”. O vídeo mais visto da tendência possui quase 17 milhões de visualizações, publicado em junho e retirado recentemente da plataforma.

Nele, a enfermeira Olivia Vanderfold diz que “nunca é fácil” perder um paciente que esteve sob seus cuidados. Porém, existem aqueles que elogiam a persistência dos enfermeiros em cuidar dos internautas. Muitos também questionam se aquele realmente é um momento apropriado para filmar conteúdo para o TikTok.

Dessa forma, no Twitter, comentários apontaram uma estranha semelhança entre a gravação da Olivia com um segundo vídeo de outra enfermeira, que tem 2,6 milhões de visualizações. São as mesmas condições, o que poderia indicar que as imagens não sejam tão espontâneas quanto parecem ser.

“Me senti doente — este é o futuro que estamos criando… o mundo está realmente na pior”, disse outro comentário, publicado no Twitter.

Além disso, “se eu morrer em seu hospital, não use minha morte para influenciar o TikTok”, afirmou outro comentário, com raiva. Alguns internautas até publicaram uma versão engraçada desse tipo de tendência , ironizando toda a situação.

@butchescobar

#stitch with @olivia_tylerr33 Alright I just had to. #stitch #WTF #why? #LENOVOJUSTBEYOU #FORDfortheBuilders #fyp

♬ original sound – Butch Escobar

Enfermeiros postam vídeos após morte de pacientes no TikTok

Em um vídeo do final de 2020, a enfermeira Hale Simspon registra sua reação ao “perder o primeiro paciente”.

@halesimpson

This is why I nurse #nurse #fyp #nursesoftiktok

♬ Surrender – Natalie Taylor

Com isso, muitos elogiaram a enfermeira ao dizer que “sonham em trabalhar na área médica, mas a ideia de perder pacientes é assustadora”. No entanto, os elogios não foram unânimes.

“Se você tirar um tempo para filmar a si mesmo, é mais como uma atuação do que uma emoção real”, disse uma resposta, que chama esse tipo de atuação de “festa do ego”.

Tiktoker foi criticada por dançar ao lado da mãe internada

Stephanie Mecco

Divulgação

Outro caso de conteúdo no TikTok que chamou a atenção do público foi a de Stephanie Mecco, que postou vídeos dançando ao lado de sua mãe internada. Soraya Mecco estava internada por conta de um câncer em estágio gravíssimo. A mulher já tinha passado por vários tratamentos, mas, aos 51 anos, já não apresentava perspectiva de melhora.

Stephanie Mecco, sua filha, tinha o hábito de gravar vídeos para a rede social TikTok e, durante uma das gravações, decidiu incluir sua mãe no fundo do vídeo. O problema é que a mãe estava na cama de hospital e desacordada enquanto a jovem dançava ao seu lado.

Na visita ao hospital, no dia 30 de dezembro no ano passado, a tiktoker, de apenas 19 anos, gravou a dança e publicou na rede social. Assim, depois de postar as imagens, ela recebeu fortes críticas de usuários ao redor do mundo. “Eu fiz o vídeo para descontrair e fazer com que ela ficasse mais tranquila naquele momento”, defendeu a jovem em entrevista à BBC News Brasil.

A tiktoker disse que, mesmo com a mãe com um quadro complicado, ela ainda acreditava que Soraya logo se recuperaria. Assim, Stephanie conta que o vídeo era para registrar o momento e, posteriormente, mostrar à mãe. “Ela se recuperaria e eu diria: olha como você estava nesse período, mãe”, explicou a jovem.

Vídeo do TikTok rende comentários maldosos

No entanto, poucas horas depois, sua mãe faleceu. Para homenagear a mãe, que já apareceu em vários vídeos, a jovem decidiu publicar o vídeo. Na legenda, estava escrito: “Hoje o ano se encerra e você se foi com ele. Te amo demais, mãe. Descanse em paz. Obrigada por tudo. Um dia nos vemos.”

Contudo, o vídeo não foi bem recebido pelos internautas e passou a ser compartilhado em outras redes sociais. Dessa forma, muitas pessoas viram a gravação e a publicação como um enorme desrespeito à mãe e uma forma de conseguir seguidores a todo custo.

Dentre os comentários, alguns repetiam a palavras como “psicopata” e “desprezível”. Falaram até que a tiktoker deveria ter morrido no lugar de Soraya. Para a jovem, em uma situação de fragilidade, a reação dos internautas foi injusta, já que não entenderam que ela estava demonstrando amor e pesar.

“Não consigo ver nenhuma maldade ali. Era um momento meu e dela em que tentei fazer de tudo para fazer com que ela ficasse mais calma. A gente enchia a nossa mãe de beijo e falava que ela ficaria boa logo. O vídeo foi só mais uma forma de descontrair”, afirma a jovem.

Permissão da mãe

Stephanie explicou que sua mãe era a sua maior incentivadora na criação dos vídeos. Além disso, ela pediu permissão para gravar naquele dia. “Perguntei se podia gravar um TikTok naquele momento, a abracei e ela fez um sinal positivo com a cabeça”, disse.

“Então, arrumei a posição do celular, comecei a dançar ao lado dela e do meu irmão. A minha mãe até empurrou a cabeça pro lado quando comecei a gravar, como se quisesse me ver melhor. Quando terminei, falei: depois, quando você ficar bem, a gente vai ver isso, mãe”, relata.

Em seu perfil, é possível encontrar diversos vídeos em que dança ao lado da mãe. Para ela, sua mãe era sua melhor amiga. “No começo da pandemia, ela me incentivou a publicar vídeos no TikTok, porque dizia que eu dançava muito bem, e isso me deu forças.”

Fonte: R7

Egito Antigo tinha dados de RPG

Artigo anterior

O impostor que fingiu ser filho perdido de família rica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido