• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda de onde vem o barulho esquisito quando você estala os dedos

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      02/04/18 às 17h30

Você é desses que tem o costume de ficar estalando os dedos? Seja por ansiedade ou apenas por mania, muita gente passa o dia todo tentando fazer isso. Muitos boatos já surgiram em torno deste hábito, desde dizer que entorta os dedos, até que engrossa as juntas. Bem, mas será que você já parou pra pensar de onde vem aquele barulho estranho? Parece até que os ossos estão se quebrando...

E não acontece apenas quando estalamos os dedos, mas sim com qualquer articulação. Durante muito tempo os cientistas especularam os fatores para a produção deste som, mas nunca haviam conseguido obter respostas satisfatórias. Entretanto, com a ajuda de modelos computacionais, pesquisadores franceses podem ter desvendado o mistério, finalmente.

Matemática ajuda a descobrir o que é o barulho

A pesquisa teve início depois que o estudante francês Vineeth Chandran Suja, deixou todos de sua aula de ciências intrigados sobre o que acontece com nossas articulações. Então ele decidiu investigar o que realmente acontece conosco. Com a ajuda de seu professor, o Dr. Abdul Barakat da École Polytechnique, desenvolveu uma série de equações matemáticas que poderiam explicar como o som é produzido. Segundo Vineeth: "A primeira equação descreve as variações de pressão dentro da nossa articulação quando a estalamos".

Ainda acrescenta: "A segunda é uma equação bem conhecida que descreve as variações de tamanho das bolhas em resposta às variações de pressão [...] E a terceira equação que escrevemos, foi o acoplamento da variação de tamanho das bolhas àquelas que produzem sons". Para eles, tais cálculos alcançaram o resultado esperado e podem ter conseguido desvendar o segredo por trás do barulho.

Afinal, o que é o som?

Segundo o que sugerem os autores do estudo, esse barulho nas juntas é provocado por uma "bolha de cavitação em colapso no fluido líquido sinovial, que fica nas articulações, dentro de uma articulação metacarpofalângica durante uma liberação articular". Ficou um pouquinho difícil de entender aí? Calma, vamos simplificar!

Em outras palavras, seria o mesmo que dizer que tal som vem de bolhas de gás microscópicas, que entram em colapso dentro do fluido presente nas articulações em nossos dedos. Elas não são completamente estouradas, mas levam cerca de 20 minutos até voltarem ao normal. Somente após este tempo é conseguimos voltar a estalar nossas articulações.

Vineeth ainda ressalta: "Quando nós estalamos nossos dedos, estamos realmente separando nossas articulações. E quando fazemos isso, a pressão diminui". Na verdade, a pressão que você faz ao forçar seus dedos, por exemplo, pode variar. Consequentemente, o tamanho das bolhas que surgem naquela articulação também. A partir do momento em que elas entram em colapso parcial, produzem ondas acústicas previstas matematicamente.

Tais evidências também são capazes de explicar os motivos para que nem todo mundo consiga estalar os dedos. Se você possui maior espaço entre os ossos de suas articulações, por exemplo, o fluido não baixa sua pressão ao ponto de colapsar as bolhas e produzir o barulho. Embora pareça bastante consistente, o estudo ainda precisa de mais análises para que tudo possa ser de fato confirmado. No entanto, o mais provável é que o mistério tenha realmente sido desvendado.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+