Curiosidades

Entenda por que 13 alimentos brasileiros sofrem risco de extinção

0

Uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Contudo, na correria em que muitas pessoas vivem, elas podem procurar mais pela praticidade do que nutrição na hora de se alimentar. No entanto, isso tem uma consequência, como por exemplo, a perda de receitas tradicionais, ensinamentos que foram passados de geração para geração e preparos artesanais. E com essa preferência por alimentos industrializados, a grande biodiversidade do nosso país, que todo mundo cultua, quase não está presente no prato dos próprios brasileiros.

Vendo toda essa mudança, o movimento Slow Food Internacional criou a Arca do Gosto, que é um catálogo de alimentos que tem o risco de desaparecerem tanto de forma cultural como biologicamente.

A lista já está com mais de 6.162 ingredientes catalogados no mundo todo, sendo 235 do Brasil. O pior de tudo é que essa lista está em crescimento contínuo. E por que determinado alimento desaparece? Além do óbvio, como a urbanização, pesca predatória e desmatamento, deixar de lado os ensinamentos ancestrais e os legados culinários de determinada região também são responsáveis por esse sumiço.

Tanto é que, dentre as principais causas para a extinção dos alimentos tradicionais está as novas gerações. Isso porque, conforme pontuou Maísa Mota Antunes, nutricionista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), elas têm um menor interesse em aprender receitas antigas.

Além disso, existe uma tendência em valorizar os produtos que vêm de fora ao invés dos regionais, e também o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, especialmente entre as crianças e adolescentes, faz com que outros alimentos acabem entrando em extinção.

Alimentos em extinção

Freepik

Como dito, na lista da Arca do Gosto existem vários alimentos brasileiros. Isso serve como um alerta para que esses ingredientes sejam valorizados no nosso país e que suas características únicas não sejam perdidas. Veja alguns deles.

Batata-doce roxa: esse alimento é rico em potássio e carboidratos e também tem antioxidantes que fazem bem para a saúde

Pitanga: essa conhecida fruta vermelha é rica em carotenoides que ajudam na saúde dos olhos.

Queijo da Canastra: esse queijo é um verdadeiro tesouro mineiro. Como ele é feito com leite cru, ele deve se adequar às normas sanitárias para que essa tradição não seja perdida

Pinhão: ele é a semente da araucária que tem um valor gastronômico e cultural bem grande. Mas o alimento corre risco de extinção por conta da ameaça de extinção das florestas de araucárias.

Pimenta-rosa: essa especiaria é encontrada naturalmente no nosso país, especialmente na Mata Atlântica. Por isso que para não entrar em extinção, toda região deve ser protegida contra o desmatamento e um extrativismo sustentável deve ser feito.

Castanha de baru: esse alimento é um símbolo do cerrado. Ela é rica em ferro e zinco e para que não seja extinta também precisa de práticas sustentáveis.

Palmito juçara: esse tipo de palmito é tirado de uma palmeira nativa da Mata Atlântica, ameaçado por conta de um extrativismo clandestino.

Pequi: o alimento é conhecido como “ouro do cerrado” e tem vários nutrientes e gorduras bons para a saúde. Justamente por isso que cooperativas e movimentos estão trabalhando para protegê-lo.

Ora-pro-nóbis: ela é uma planta alimentícia não muito convencional, mas rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. Em várias cidades, ela é usada como cerca viva.

Goiabada cascão: esse típico doce brasileiro está entrando em extinção nas cozinhas do Brasil por conta da praticidade da sua versão industrializada.

Ajuína: ela é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro, mas tem sido substituída por refrigerantes e outras bebidas industrializadas.

Pirarucu: esse peixe da Amazônia é outro que precisa ser preservado para não entrar em extinção. Devem existir leis que proíbam sua pesca no período de reprodução e um trabalho de conscientização com as comunidades ribeirinhas.

Sequilho: esse alimento é uma iguaria tradicional do nordeste brasileiro, mas tem desaparecido por conta das versão industrializadas.

Todos esses alimentos são valiosos para a cultura e culinária do Brasil e por isso devem ser preservados.

Fonte: Socientifica

Imagens: Freepik

Essa IA é capaz de mudar seu próprio “cérebro” para ficar mais inteligente

Artigo anterior

Mortal Kombat 1 vai utilizar tecnologia polêmica na versão para PC

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido