Ciência e Tecnologia

Equipamento japonês capta eclipse solar e Terra “nascendo” atrás da Lua

0

A empresa japonesa ispace divulgou nesta segunda-feira (24) uma bela foto da Terra “nascendo” por trás da Lua, capturada pelo lander Hakuto-R enquanto se preparava para pousar no satélite natural.

A imagem foi tirada a cerca de 100 quilômetros da superfície lunar e apresenta a sombra da Lua projetada na região da Austrália. Isso ocorreu devido ao eclipse solar raro que ocorreu no dia 20.

Enquanto a nitidez e as cores da foto são espetaculares por si só, o registro se torna ainda mais impressionante com o fenômeno astronômico ocorrido naquele dia.

A ispace escreveu que a Lua estava perfeitamente posicionada entre o Sol e a Terra no momento da captura. Assim, resultou na projeção da sombra visível na Austrália.

Lançamento do ispace

O lander Hakuto-R, lançado em dezembro de 2022 por um foguete Falcon 9 da SpaceX, chegou à órbita lunar em março e fez uma tentativa de pouso na superfície da Lua nesta terça-feira, dia 25.

No entanto, a aterrissagem não foi bem-sucedida. Todo o processo para a base começou ao meio-dia, com automação dos comandos.

Só que, antes de aterrissar, a nave deu uma volta, com velocidade superior a 6 mil km/h, passando pela parte de trás da Lua. Isso fez com que perdesse contato com a Terra.

Quando recuperou, a conexão se reestabeleceu e a velocidade reduziu. Contudo, a espaçonave estava mais próxima do satélite do que imaginado. Com isso, precisou assumir a posição vertical, prejudicando a última etapa do pouso.

Tecnicamente, os motores seriam desligados e o pouso seria manual. O contato se encerrou novamente, e a equipe não conseguiu dizer o que aconteceu com a nave.

A transmissão ao vivo do processo de pouso está disponível. Se tivesse sucesso, o lander seria a primeira nave privada a pousar na Lua. Esses eventos estão se tornando mais comuns por conta dos investimentos de Elon Musk, que produziu os primeiros foguetes privados.

Contudo, nem mesmo seu lançamento teve sucesso no início da semana. Por isso, com base nos resultados da missão, a ispace planeja enviar outro lander à superfície lunar somente no próximo ano.

Por isso, é possível esperar mais fotos impressionantes de fenômenos espaciais como a Terra nascendo da Lua, mas não nos próximos meses.

Via CanalTech

Como ocorre um eclipse solar?

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar para um observador na Terra.

Durante um eclipse solar total, a Lua bloqueia completamente a luz do Sol, permitindo visualizar somente a coroa solar a partir do ponto de observação da Terra.

Já durante um eclipse solar parcial, a Lua bloqueia apenas uma parte da luz solar, criando uma sombra parcial sobre a Terra.

Os eclipses solares não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua possui ligeira inclinação em relação à órbita da Terra ao redor do Sol. Desse modo, a Lua normalmente passa acima ou abaixo do Sol da perspectiva da Terra.

Nesse caso, o que aconteceu foi que o observador da Lua ou em uma nave espacial conseguiu ver a Terra surgindo ou aparecendo no horizonte lunar à medida que se movia em sua órbita.

Esse efeito é semelhante ao nascer ou pôr do sol visto da Terra, quando o sol parece emergir ou desaparecer gradualmente no horizonte.

A foto mencionada na pergunta mostra a Terra “nascendo” atrás da Lua porque foi tirada a partir do ponto de vista do lander Hakuto-R, que estava em movimento em sua órbita em torno da Lua.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech

Exoplaneta descoberto pode mudar maneira de busca de vida fora da Terra

Artigo anterior

Nova ressonância magnética tem imagens milhões de vezes mais nítidas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido