Curiosidades

Escavadeira é transportada Alpes acima para consertar o teleférico de James Bond

0

Uma escavadeira compacta elétrica da Volvo precisou de transporte por helicóptero para chegar nos Alpes Suíços, a fim de reconstruir o icônico teleférico de James Bond, também chamado de Schilthorn.

A rota começa na vila de Stechelberg, situada na base da montanha, e segue até o cume Schilthorn, que tem 2.970 metros de altitude.

Durante décadas, o teleférico aéreo foi o mais longo e íngreme do mundo. O projeto, que custou 100 milhões de francos suíços, equivalente a R$ 550 milhões, exigiu a utilização da escavadeira elétrica para substituir as máquinas movidas a diesel.

Essa substituição se fez necessária devido a uma série de fatores. Os especialistas apontaram a menor eficiência dos motores a diesel, o aumento de emissões e problemas de confiabilidade em grandes altitudes, conforme relatado pelo Electrek.

Problemas nas montanhas

Via UOL

De acordo com Melchior Burlon, o gerente de obra responsável pelo projeto, há dois problemas significativos que eles devem superar nas montanhas.

O primeiro é a falta de espaço, enquanto o segundo se relaciona aos desafios de operar máquinas movidas a diesel em grandes altitudes, onde o ar rarefeito e o frio podem causar problemas.

Burlon explicou que a Volvo CE foi a única fornecedora capaz de oferecer uma máquina com potência suficiente para o trabalho e que ainda pudesse oferecer transporte com helicóptero, se necessário.

Para levar a escavadeira ECR25 Electric até o cume dos Alpes Suíços, foi necessário rebocá-la, peça por peça, com um removedor de neve até a estação de Birg, a uma altitude de 2.600 metros, e depois transportá-la de helicóptero para o teleférico de James Bond.

A escavadeira está atualmente sendo utilizada para remover detritos e transportar materiais para o local de instalação.

Para funcionar, a máquina é carregada com energia hidrelétrica limpa gerada no vale de Lauterbrunnen, a fonte de alimentação do teleférico Schilthorn.

Teleférico de James Bond

Via Trip

O Teleférico de James Bond, também conhecido como Piz Gloria, é uma atração turística localizada no topo do monte Schilthorn, nos Alpes Suíços.

Seu nome “Teleférico de James Bond” vem do filme “007 A Serviço Secreto de Sua Majestade”, de 1969, que realizou algumas filmagens na região.

O teleférico original foi construído em 1967 e era o mais longo e íngreme do mundo na época. No entanto, em 2014, passou por reforma completa, com novos bondinhos e uma nova estação no topo da montanha.

Além disso, a estação no topo do monte Schilthorn, chamada de Piz Gloria, também tem uma plataforma de observação giratória que oferece vistas panorâmicas incríveis dos Alpes Suíços.

Ela também conta com um restaurante giratório que serve pratos suíços típicos.

O Teleférico de James Bond é uma atração popular entre turistas que visitam a Suíça e os Alpes Suíços. É uma ótima opção para quem gosta de aventura e quer apreciar a beleza da natureza.

Importância

Devido à sua importância como atração turística, o Teleférico de James Bond é um ícone dos Alpes Suíços.

Por essa razão, mesmo que o processo de reconstrução do teleférico seja caro e envolva o transporte de máquinas pesadas por helicóptero, o investimento é justificado.

A reconstrução garantirá que os turistas continuem a ter acesso a uma experiência única no topo do monte Schilthorn. Com isso, a região continuará a atrair visitantes de todo o mundo.

Além disso, o Teleférico de James Bond também é um importante recurso para a economia local. Isso porque ele gera empregos e renda para as comunidades da região.

Portanto, a reconstrução do teleférico é vista como um investimento necessário para manter a região competitiva no mercado turístico.

 

Fonte: UOL

Imagens: UOL, Trip

ChatGPT substiruirá professores? É isso que Bill Gates pensa sobre

Artigo anterior

Por que não se deve fazer carinho em um cão guia?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido