Curiosidades

ChatGPT substiruirá professores? É isso que Bill Gates pensa sobre

0

Conforme o ChatGPT e mais ferramentas de inteligência artificial têm chamado atenção das empresas que estão buscando mais eficiência, várias dúvidas surgem a respeito disso, sendo a maior delas se os sistemas de inteligência artificial irão substituir os humanos nas mais variadas profissões, até mesmo como professores.

Claro que se o assunto envolve novas tecnologias, grandes nomes do ramo sempre são consultados. Esse foi o caso de Bill Gates que deu uma entrevista no ASU+GSV Summit, em San Diego, e comentou a respeito da evolução do chatGPT e outras ferramentas parecidas e o seu uso na educação.

Na visão dele, a inteligência artificial pode ajudar no aprendizado de matemática e na leitura. Contudo, essas ferramentas irão somente ajudar e nunca tomar o lugar dos professores.

Essa discussão tem ficado cada vez mais frequente visto que o chatGPT tem mostrado grandes e notáveis habilidades acadêmicas. Mesmo assim, de acordo com Gates, “se você pegar os próximos 18 meses, por exemplo, as IAs vão chegar como assistentes de professores e dar feedbacks sobre a escrita. E então elas vão ampliar o que somos capazes de fazer em matemática”.

Além disso, Gates ressalta que para a inteligência artificial o ensino da habilidade de escrita sempre foi uma grande dificuldade. Contudo, com os avanços que ela tem recebido, resultados impressionantes são vistos, o que dá uma grande esperança para o que essas ferramentas poderão fazer no futuro.

ChatGPT vs. Professores

Sobre as ferramentas de inteligência artificial, Gates acredita que elas podem ir bem além de serem somente uma ferramenta para os professores. De acordo com ele, as tecnologias de inteligência artificial devem evoluir para ficarem cada vez mais capazes de passar aprendizados.

“Eu diria que é um marco muito valioso — engajar-se em um diálogo em que você ajuda os alunos a entender onde eles estão errando — e não estamos tão longe disso. A IA terá essa capacidade, de ser um tutor tão bom quanto qualquer ser humano jamais poderia ser”, pontuou ele.

Outra previsão de Gates é que a inteligência artificial irá poder ajudar na democratização da educação. “Isso deve ser um nivelador. Porque ter acesso a um tutor é muito caro para a maioria dos alunos – especialmente ter esse tutor se adaptando e lembrando de tudo o que você fez e analisando todo o seu trabalho”, concluiu ele.

Mudanças pela tecnologia

Desafios da educação

Como dito, ferramentas de IA como o chatGPT têm causado uma grande preocupação em como ela será usada e o que isso representará para todas as áreas de atuação no mercado de trabalho.

No entanto, nem toda visão sobre esses avanços tecnológicos é tão alarmista. Por exemplo, o professor britânico Christopher Pissarides, vencedor do Prêmio Nobel em 2010, aponta que essa revolução da inteligência artificial pode levar a uma semana de trabalho mais curta.

“Estou muito otimista de que poderíamos aumentar a produtividade. Poderíamos aumentar nosso bem-estar em geral com o trabalho e tirar mais [tempo para] lazer. Poderíamos mudar para uma semana de quatro dias facilmente”, disse ele.

Na visão dele, se os sistemas de inteligência artificial forem bem usados, eles irão resolver as atividades chatas do trabalho, o que por sua vez fará com que os humanos tenham mais tempo para focar nas coisas mais interessantes. Mas é claro que esse processo não será uma coisa imediata. A transição irá demorar até que ela tenha um impacto real.

A visão de Lucas Oggiam, diretor-executivo da empresa de recrutamento PageGroup, é a mesma que a de Pissarides, de que a IA irá ajudar a liberar os profissionais do seu trabalho maçante e isso permitirá, em determinado momento, jornadas de trabalho de três e quatro dias por semana.

“Quando fazemos uma análise histórica, avanços tecnológicos sempre representaram maiores criações de emprego – foi assim tanto na revolução industrial quanto na digital. Teremos mais vagas, mas não serão as mesmas vagas”, pontuou Oggiam.

Fonte: Tecmundo, UOL

Imagens: YouTube, Desafios da educação

Um lutador de MMA pode ter relação com o sumiço do rei do Marrocos

Artigo anterior

Escavadeira é transportada Alpes acima para consertar o teleférico de James Bond

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido