Curiosidades

Essa foto de tirar o fôlego no Havaí mostra dois fenômenos raros no céu

0

O nosso universo é extremamente gigante, indo além do que podemos imaginar. O universo é composto por galáxias, tendo nelas, planetas, estrelas, cometas e vários outros elementos. Além de acontecerem os mais variados fenômenos sempre.

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Em 2017, no céu havaiano teve uma tempestade onde relâmpagos vermelho e azul parecem ter se encontrado em cima de uma luz branca. E as câmeras do telescópio Gemini North no Observatório Gemini, em Mauna Kea, conseguiram fazer uma foto impressionante desse fenômeno.

Imagem

Na quarta-feira dessa semana, o Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia com Infravermelho Óptico (NOIRLab) divulgou a foto desse momento. O raio nessa imagem “parece tão sobrenatural que parece que deve ser um efeito especial”, disse o NOIRLab.

Os relâmpagos coloridos são conhecidos como sprites vermelhos e jatos azuis. Esses relâmpagos são bem difíceis de ser capturados por câmeras, até porque eles duram somente décimos de segundo e são difíceis de ver do solo.

Segundo Peter Michaud, gerente de educação e engajamento do NOIRLab, os astrônomos usam as câmeras do telescópio para rastrear, de forma remota, o mau tempo perto do observatório. E esse sistema tira foto do céu a cada 30 segundos.

“Nós vimos alguns outros exemplos de fenômenos semelhantes, mas esse foi o melhor exemplo de um sprite relâmpago na atmosfera superior”, disse Michaud.

Sprites vermelhos

Os relâmpagos brancos regulares são diferentes de sprites e jatos de várias formas. Até porque, os relâmpagos regulares disparam entre o ar, que está eletricamente carregado, as nuvens e o solo durante as tempestades. Já os sprites e jatos começam em lugares diferentes no céu e vão se movendo em direção ao espaço.

Os sprites vermelhos são explosões ultra rápidas de eletricidade que estalam pelas regiões superiores da atmosfera e vão se movendo em direção ao espaço. As formas dos sprites podem ser diferentes també. Alguns deles tem o formato de água-viva, e outros, como o da imagem vista pelo Observatório de Gêmeos, são colunas verticais com gavinhas para baixo. Esse tipo é chamado de sprite de cenoura.

“Sprites geralmente aparecem aos olhos como estruturas muito breves, turvas e cinza. Você precisa estar procurando por eles para identificá-los e, muitas vezes, não tenho certeza se realmente vi um até verificar a filmagem da câmera para confirmar”, disse Stephen Hummel, um especialista em céus escuros do Observatório McDonald.

Jatos azuis

Já os jatos azuis nascem mais perto do nosso planeta. Eles são descargas elétricas no formato de cone e são mais brilhantes do que os sprites, além de explodirem no topo das nuvens.

Os picos da nuvem de tempestade podem estar em qualquer lugar a 22 quilômetros acima da superfície da Terra. E esses jatos continuam se movendo na direção do céu até atingirem uma altura de aproximadamente 48 quilômetros e então desaparecem.

Fenômenos

Os relâmpagos regulares ao atingir o solo tendem a liberar energia elétrica positiva, que precisa ser equilibrada por uma energia de carga igual e oposta em qualquer parte do céu. Então, os sprites e jatos são as descargas elétricas que equilibram essa equação. Por isso que esses fenômenos coloridos acontecem.

“Quanto mais poderosa a tempestade e mais relâmpagos ela produz, maior a probabilidade de produzir um sprite”, disse Hummel.

É assim que os japoneses produzem madeira sem derrubar árvores

Matéria anterior

Beber café todos os dias provoca alterações no cérebro, de acordo com cientistas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.