Curiosidades

Essas são as 10 doenças que mais matam no mundo todo

0

Praticamente desde que o ser humano existe na Terra as doenças também estão presentes e fazem mal à saúde no geral. Recentemente, todos ficaram apavorados com o covid-19 e as milhares de mortes que ele causou. Contudo, além dessa doença existem várias outras e que também vitimam um grande número de pessoas no mundo todo.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as 10 que mais matam no mundo estão os problemas no coração, o acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e câncer de pulmão. A doença que mais mata é a isquemia do miocárdio. Para se ter uma noção, essa enfermidade que afeta o coração é responsável por nove milhões de mortes todos os anos.

Um ponto a ser colocado é que as doenças que mais matam não são necessariamente as mais mortais. Até porque, o levantamento da OMS leva em consideração somente os números totais de óbitos. Para um índice sobre quais são as doenças mais mortais iria ser necessário levar em consideração o número de pessoas que ficaram doentes por elas e as que morreram.

Doenças que mais matam

Canaltech

Esse levantamento feito pela OMS estimou quais foram as doenças que mais mataram pessoas no mundo todo entre 2000 e 2019. A lista é feita em ordem decrescente.

Um ponto importante para saber é que esse levantamento feito não é uma coisa anual, por conta disso que a covid-19 não está presente nele. Conforme o coronavírus SARS-CoV-2 evolui é possível que ele ocupe um lugar no próximo ranking feito pela OMS. E levando em consideração os dados dos dois primeiros anos da pandemia, com toda certeza a doença estaria no ranking.

1° – Doença isquêmica do coração, também chamada de isquemia do miocárdio: dentre todas as mortes no mundo, ela foi responsável por 16%. Isso quer dizer que nove milhões de pessoas morreram anualmente por conta dela.

2° – Acidente Vascular Cerebral (AVC): essa doença também é chamada de derrame cerebral e causou mais de seis milhões de óbitos, o que representa 11%.

3° – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): a terceira colocada no ranking foi responsável por 6% das mortes no mundo, que são cerca de três milhões de óbitos.

4° – Infecções do trato respiratório inferior, como por exemplo, pneumonias: elas podem parecer inofensivas para algumas pessoas, mas foram responsáveis por 2,5 milhões de mortes ao redor do mundo.

5° – Condições neonatais, como asfixia do bebê e outros tipos de traumas no momento do parto: o momento do nascimento, infelizmente, pode ser o momento da morte de alguém. Tanto que, doenças assim mataram dois milhões de recém nascidos e crianças.

6° – Cânceres de traqueia, brônquios e pulmão: existem mais de 200 tipos de cânceres, mas nesse ranking eles não entraram. Esses três provocaram a morte de mais de 1,8 milhão de pessoas.

7° – Doença de Alzheimer e outras formas de demência: por conta dela, mais de 1,5 milhão de pessoas morreram no mundo todo. E essas doenças são mais incidentes nas mulheres, sendo elas, 65% das vítimas fatais.

8° – Diarreia: pode ser um choque para muitas pessoas, mas a diarreia é a causa de 1,5 milhão de mortes no mundo.

9° – Diabetes: a condição figura entre as doenças que mais matam sendo responsável por 1,5 milhão de óbitos.

10° – Doença ou insuficiência renal: a última colocada do ranking também causa 1,5 milhão de mortes no mundo todo.

Observações

Canaltech

Uma ressalva importante a respeito desse levantamento da OMS é que a doença isquêmica do coração continua em primeiro lugar há 20 anos. Um fato curioso porque com toda a evolução da medicina era de se imaginar que já existiria uma forma melhor de lidar com a doença. No entanto, a realidade é outra e totalmente oposta, ou seja, o número de mortes causadas por ela foi de dois milhões em 2000 para quase nove em 2019.

Felizmente, nem todos os números de mortes por essas doenças teve um aumento. Em alguns casos eles caíram de forma drástica. Como por exemplo com a Aids, que é a doença que acontece quando o vírus HIV está fora de controle. Para se ter uma noção, em 2000, ela estava em oitavo lugar no ranking, mas em 2019 caiu para a 19ª posição. Essa queda, provavelmente, aconteceu por conta do maior acesso aos medicamentos.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Estudo mostra o tempo diário mínimo para atividade física para manter a saúde

Artigo anterior

O torrent vai ‘voltar’ por conta do bloqueio de IPTVs piratas e TV Box?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido