Nos tempos atuais as pessoas dificilmente se imaginam sem os serviços de streaming ou canais fechados. No entanto, nem sempre elas têm essas coisas de uma forma correta e legal. Tanto que o termo “gatoflix” se popularizou muito no Brasil para se referir aos meios de se conseguir os conteúdos dos streamings, mas de uma forma pirata.
Isso existe há muito tempo e é sabido tanto pelas pessoas como pelas autoridades. Por isso que muitas pessoas pensaram que o gatoflix iria ser uma coisa eterna no nosso país. Contudo, no começo de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou seu plano de bloqueio dos equipamentos de IPTV pirata no país todo.
Por conta disso, as pessoas que usam TV Box que não são homologadas irão perder o acesso ao sinal que elas têm, de forma ilegal, mesmo com o aparelho já instalado na casa.
Esse bloqueio irá acontecer em várias etapas. Na primeira, um grupo técnico da Anatel tem que receber uma denúncia, que pode ser feita por qualquer pessoa, e averiguá-la. Depois disso, a agência analisará a situação para que os serviços legítimos da pessoa não sejam afetados.
Apenas depois disso é que ela determina ou não o bloqueio ou então o direcionamento desse sinal pirata. Então, com a autorização da agência, os prestadores de serviço bloquearão o sinal.
Fim da pirataria?
Sabendo disso é normal que várias pessoas tenham muitas dúvidas sobre o assunto, como por exemplo, quando esse bloqueio irá começar? Na realidade ele já começou e a Anatel já bloqueou alguns equipamentos que foram denunciados.
E quem for usuário dessas IPTVs piratas vão ter que pagar algum tipo de multa por isso? Felizmente não. O foco da autuação da agência deve ser apenas nos provedores irregulares.
Com o sinal bloqueado a agência também irá recolher os aparelhos de IPTV? A resposta é não. O que a Anatel quer fazer é apenas bloquear o sinal clandestino deles.
E o que irá acontecer com quem tem IPTV pirata? Esses dispositivos irão ser bloqueados ou então irão ter o tráfego de conteúdo e chaves de criptografia redirecionados.
Essa decisão da Anatel surpreendeu muitas pessoas. Até porque, no Brasil, existem entre cinco e sete milhões de aparelhos pirata em uso. Por conta disso, de acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), aproximadamente 15 bilhões de reais são perdidos anualmente.
Uso
Claro que se existem tantos aparelhos desses em uso no país, uma pergunta não pode deixar de ser feita: qual o motivo de isso acontecer? Na realidade, a resposta para isso não está em um motivo único. A pirataria pode ser explicada por algumas hipóteses. Dentre elas, a principal é a quantidade de streamings existentes hoje.
Isso porque com o sucesso da Netflix, várias produtoras e estúdios também começaram a fazer o mesmo que a gigante do ramo, ou seja, abriram seus próprios streamings. Com isso, o conteúdo começou a ficar bastante fragmentado. Além disso, as principais plataformas também aumentaram o valor das suas mensalidades, o que acaba desestimulando o consumidor a aderir ao serviço.
Na visão de Márcio Menezes, advogado especialista em Propriedade Intelectual e Direito Digital, esse mercado da pirataria se beneficia desses preços altos dos streamings e canais fechados.
“Para a pirataria, quanto maior o preço do serviço oficial, maior a sua margem de lucro. Então, o aumento dos preços dos streamings leva os consumidores a procurar por conteúdo não autorizado”, explicou ele.
No caso da Netflix, além dos seus aumentos de preço, a gigante do streaming anunciou que tomará medidas para evitar o compartilhamento de senhas entre as pessoas.
Torrent voltando?
Por conta do bloqueio das IPTVs piratas e com o aumento das mensalidades dos streamings, o futuro do consumo de conteúdo pode ficar um pouco incerto. Com isso vem uma pergunta: será que o torrent vai voltar?
Na visão de Menezes ainda é cedo para afirmar alguma coisa. Mesmo assim o advogado lembra que, mesmo as pessoas que baixam os filmes por torrent estão sofrendo punições legais das produtoras internacionais de cinema. Tanto que, em 2022, mais de 15 mil brasileiros foram notificados através do e-mail por terem baixado filmes piratas.
Mesmo com esse bloqueio que a Anatel anunciou, o fato é que a pirataria ainda está longe de acabar. “O envolvimento da agência na luta contra a pirataria é um bom sinal, mas os piratas evoluíram muito tecnologicamente nos últimos tempos, e certamente já estão preparados para driblar os bloqueios das TV boxes ilegais”, concluiu Menezes.
Fonte: Tecmundo
Imagens: Nova link, Edital concursos Brasil, Tudo celular