Entretenimento

Esse fotógrafo fez um ensaio com moradores de rua ao lado do maior sonho deles

Os sonhos são uma das coisas mais importantes de todos os seres humanos, independente de terem condições para realizá-los ou não. Afinal, sem eles a própria vida parece começar a perder o sentido. Mas, ainda assim, infelizmente a maioria acaba deixando essa parte importante para trás com o tempo. E, se você parar para pensar naquilo que sempre quis se tornar em sua vida, será que realmente conseguiu realizar esse desejo?

Bom, se a sua resposta para isso foi sim então ficamos muito felizes por você. Mas, ainda assim, nem todos conseguem fazer com que isso aconteça e os menos afortunados acabam pagando o preço nesse momento. Isso porque, além de não conseguirem realizar os seus maiores sonhos, eles são injustiçados pelo resto da sociedade. Afinal, o que a maioria das pessoas pensa sobre os desabrigados? Por mais que tenha algumas variáveis, a resposta para isso provavelmente está associada a ideia de que eles são mentalmente instáveis ou preguiçosos, o que não compõe a realidade.

Sonhos despedaçados

O projeto criado por esse fotógrafo pretende fazer com que as pessoas comecem a ver os menos afortunados, como os desabrigados, de forma mais humana. Afinal, eles também tem sonhos e desejos como todos nós. Mas, por algum motivo, acabaram se esquecendo de sonhar ou não conseguiram continuar sonhando. Isso porque, em certo momento problemas como a falta de comida, água e moradia começaram a fazer partes da sua vida.

Pensando nisso, o fotógrafo Horia começou a se perguntar sobre o sonho dessas pessoas e a ter um diálogo aberto com elas. Foi aí que a imagem mais humanitária sobre eles começou a surgir em sua mente e ele precisava passar isso para frente. Afinal, em um texto feito por ele (presente em site dedicado a doações), ele afirma que sempre quis encontrar uma forma de ajudar as pessoas com a fotografia. E, finalmente, a resposta para esse seu problema pode ter sido encontrada.

Isso tudo porque, depois de ver que a foto de uma criança faminta e um abutre receberam o Prêmio Pulitzer, ele conseguiu entender que, assim como a escrita, a fotografia tem o poder de mudar o pensamento das pessoas e solucionar problemas. E, depois disso, a situação dos desabrigados acabou comovendo o fotógrafo. Agora, para mostrar tudo o que pode aprender com eles, ele pretende lançar um livro com as fotos que tirou comparando a realidade em que eles estavam e o sonho de cada um deles.

Realidade vs. expectativa

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

O projeto feito por Horia é humanitário e realmente belo, concordam? É triste ver como alguns sonhos acabam sendo deixados para trás dessa forma!

Natália Pereira