CuriosidadesNatureza

Esse vulcão ficou em erupção por cinco anos seguidos

0

Um vulcão nada mais é do que uma estrutura geológica, que surge a partir do escape de magma, gases e outras partículas quentes para a superfície. É provável que você nunca tenha tido a oportunidade de ver um deles em atividade. Especialmente porque o nosso país não sofre com esse tipo de evento.

Onde acontece o fenômeno natural, responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases que vêm do interior da Terra para a superfície. A atividade, que faz com que o material de dentro do vulcão, seja ele líquido, sólido ou gasoso, chegue à superfície da Terra é chamado de vulcanismo.

Geralmente, quando se pensa em erupção vulcânica, se tem a imagem que ela acontece por um período relativamente curto e para. Contudo, no dia 24 de maio de 1969, começou um estrondo profundo dentro de Kilauea, o mais jovem dos vulcões que compreende a ilha de Havaí.

Erupção

Esses foram os primeiros momentos da histórica erupção de Maunaulu. O derramamento de lava durou impressionantes 1.744 dias. Por conta dessa duração, na época, ela se tornou a erupção de Kilauea mais longa em, pelo menos, dois milênios.

Na época, a equipe do Observatório de Vulcões Havaianos se deu conta de que o reservatório de magma sob a ponta do vulcão começou a aumentar. Contudo eles não esperavam a atividade tão forte e duradoura que se estendeu até o verão de 1974.

A erupção foi tão grande que o resfriamento d lava acabou criando uma paisagem totalmente nova ao longo de Kilauea. Ela até recebeu o nome de “montanha em crescimento”, ou Maunaulu.

Registros

Só em 1969, 12 fontes de lava enormes surgiram no local. E se capturou grande parte dessa atividade em fotografias de tirar o fôlego. Tanto que, em 2018, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) lembrou o mundo da erupção de Maunaulu com uma foto de um dos tipo mais raros de fonte de lava que se pode obter.

Geralmente, a lava simplesmente explode por todo lado sem seguir um rumo. O que faz com que o registro dessa cúpula de lava seja ainda mais especial. A altura original seria cerca de 20 metros. Mas segundo os registros do USGS, em determinado momento ela pode ter atingido 75 metros.

“As fontes de lava, em toda a sua glória resplandecente de geologia em explosão bruta, podem atingir alturas estonteantes de 500 metros. Elas normalmente acontecem quando a lava sai de uma abertura isolada ou de uma fissura no vulcão, ou quando a água em um espaço confinado entra em um tubo de lava”, informou o USGS.

Além dessa cúpula, no dia 15 de agosto de 1969 aconteceu um pequeno respingo de lava de oito metros de altura no formato de uma nuvem de cogumelo escaldante. Era dessa forma que as erupções aconteciam, quase que constantemente, em Maunaulu.

Fenômenos

Um outro evento bem espetacular durante essa erupção foi essas quedas de lava de 100 metros que transbordavam da cratera ‘Alae em Kīlauea, em 5 de agosto de 1969.

Mesmo depois desse cinco anos de erupção, Kilauea não descansou. Somente nove anos depois, em 1983, a erupção Pu’u’ō’ō começou. Ela superou muito seu antecessor durando até o dia 30 de abril de 2018.

Fonte:  https://www.sciencealert.com/this-volcano-erupted-for-5-years-straight-and-the-photos-are-out-of-this-world

Fóssil mostra o que poderia ter sido o dinossauro mais longo que já existiu

Matéria anterior

Eclipse dessa sexta-feira é o último desse ano e o mais longo do século

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos