A sétima arte sempre foi uma forma que as pessoas encontraram de escapar de suas realidades e entrar em outro mundo. Os filmes são capazes de nos levar para mundos desconhecidos e de abrir nossa visão de mundo. Não é por acaso que a maioria das pessoas gosta de assisti-los, inclusive renomados diretores de cinema.
Um exemplo disso é Quentin Tarantino. Ele é apaixonado pelo cinema em si e, portanto, consome títulos sem preconceito. Isto é, sem limitações de tempo, região ou qualquer outra espécie. A partir delas, Tarantino encontrou seu estilo. Além disso, essa sua admiração pelo cinema é tão grande que todos seus filmes são praticamente uma homenagem à sétima arte.
Agora, o diretor revelou quais são os sete filmes mais perfeitos de Hollywood, de acordo com a opinião dele. A lista é eclética, assim como o gosto do diretor, tendo filmes desde terror a faroeste e ficção científica.
Esse ano foi lançado o livro “Cinema Speculation”, em que o cineasta opinou sobre como “O massacre da serra elétrica” de 1974 é um dos únicos filmes “perfeitos” da indústria cinematográfica estadunidense.
Recentemente, Tarantino foi ao programa “Jimmy Kimmel Live” e foi perguntado a respeito dessa afirmação. O apresentador pediu ao cineasta para citar quaisquer outros filmes que ele classificasse como intocáveis.
“Bem, não há muitos deles. Isso apenas lamenta que a forma de arte cinematográfica seja difícil. Olha, quando você diz filmes perfeitos, você está falando sobre a estética de qualquer pessoa, mas mesmo tentando considerar toda a estética… longas perfeitos meio que cruzam toda a estética em um grau ou outro”, disse Tarantino.
O diretor também explicou como, por mais que os sete filmes perfeitos para ele possam não ser a “xícara de chá” das outras pessoas, elas devem aceitar o fato de que cada um tem seus filmes preferidos. “Não há nada que você possa dizer para derrubar esta lista”, pontuou ele.
Filmes perfeitos
A lista dos filmes que Tarantino considera perfeitos é:
- O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- Tubarão (1975)
- O Exorcista (1973)
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
- O Jovem Frankenstein (1974)
- De Volta Para o Futuro (1985)
- Meu ódio será tua herança (1969)
Por ele ser um cineasta bem conceituado é difícil Tarantino fazer algum review sobre alguma produção atual. No entanto, ele decidiu opinar a respeito de Top Gun: Maverick de 2022 estrelado por Tom Cruise.
Opinião de Tarantino
No começo de novembro, o cineasta foi ao podcast “ReelBlend” junto com Roger Avary, coautor do filme “Pulp Fiction: Tempo de Violência” de 1994. Nele, Tarantino explicou o motivo de não falar sobre outros filmes “porque eu seria forçado a apenas falar coisas positivas, se não eu estaria ‘batendo’ em alguém. Não quero fazer isso”.
“Mas neste caso, eu amo Top Gun: Maverick. Achei fantástico. Eu vi nos cinemas. Isso e Amor, Sublime Amor de [Steven] Spielberg. Ambos proporcionaram um verdadeiro espetáculo cinematográfico, do tipo que eu quase pensei que não veria mais. Foi fantástico”, contou ele.
Uma outra coisa que o diretor falou no podcast foi sobre Joseph Kosinski assumir a direção da franquia. Isso porque, Tony Scott, morto em 2012 após tirar a própria vida, foi o diretor de “Top Gun – Ases Indomáveis” de 1986.
“Houve apenas esse aspecto adorável, adorável porque eu amo tanto o cinema de Tony Scott, e eu amo tanto Tony que é o mais perto que chegaremos de ver mais um filme de Tony Scott. Kosinski fez um ótimo trabalho. O respeito e o amor de Tony estavam em cada quadro. Foi quase em todas as decisões. Foi conscientemente ali, mas de uma maneira muito legal que foi muito respeitosa”, comentou Tarantino.
Preferidos
Assim como qualquer outro cinéfilo, Tarantino também tem uma lista dos filmes que mais gosta. E que, por consequência, influenciam seu cinema de alguma maneira. Curiosamente, eles não são os mesmos que o cineasta considera perfeitos. Aqui estão os que ele mais gosta.
- Fugindo do Inferno (1963)
- Jejum de Amor (1940)
- Carrie, a Estranha (1976)
- Apocalypse Now (1979)
- Tubarão (1975)
- Taxi Driver (1976)
- Três Homens em Conflito (1966)
Fonte: Rolling Stone
Imagens: Tenho mais discos que amigos, Gaucha ZH, Tocafita