Curiosidades

Esses são os três países mais jovens do mundo

0

O nosso mundo é uma imensa caixinha de surpresas e podemos conhecer coisas novas a todo o momento. A diversidade nos atrai e encanta, visto que os países têm cada um a sua cultura, seu clima, seu formato e etc. Por esse motivo, diversas pessoas sonham em viajar os quatro cantos do planeta e conhecer o máximo que conseguirem.

Além disso, cada país possui a sua individualidade, seja essa na cultura, no clima, na geografia e, é claro, no idioma. Quando aprendemos geografia, na escola, vemos muitos países e aprendemos um pouco sobre suas características físicas e políticas. Mas isso não quer dizer que conhecemos determinado lugar.

A geopolítica, conforme o nome insinua, é um fator organizador e reorganizador dos países no mundo com relação às mudanças que se dão em termos políticos e territoriais. E as medidas políticas de cada estado podem causar efeitos como separação territorial ou emancipação de estados colonizados, tendo como resultado a formação de novos países.

Embora a concepção de novos países pareça ser uma coisa antiga, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu nos últimos 20 anos algumas nações novas. Já outras fazem parte do grupo dos Estados não Reconhecidos por não terem território delimitado, população permanente, governo representativo e capacidade de estabelecer relações diplomáticas. Mesmo assim, eles seguem sendo países e buscando o seu reconhecimento.

Países mais novos

países

Segue viagem

Entre todas as nações do mundo existem as mais jovens. São elas:

Barbados

O país declarou sua independência da monarquia britânica no dia 30 de novembro de 2021. Assim, Barbados destituiu a rainha Elizabeth II do posto de chefe de estado e empossou sua primeira presidenta.

A nação está localizada em uma ilha do caribe ocidental e, hoje em dia, possui um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano da América Latina.

Sudão do Sul

O segundo país mais novo é o Sudão do Sul que “nasceu” no dia 11 de julho de 2011. Ele é um país africano originado pela separação territorial do Sudão. O antigo país se dividiu em duas partes por conta de conflitos causados por divergências étnicas e culturais. Assim se originaram os países Sudão do Norte, que fala árabe e é muçulmano, e o Sudão do Sul, que possui mais diversidade étnica e religiosa.

Contudo, o Sudão do Sul enfrenta sérios problemas relacionados ao nível de analfabetismo que chega a 70% da população, além da falta de água potável e saneamento básico, que afeta quase 45% das famílias.

Kosovo

Kosovo se tornou um país independente da Sérvia no dia 17 de fevereiro de 2008. O país tem um histórico longo de guerra armada e massacre de civis. Essas crises refletem o desenvolvimento social, político e econômico do local.

Mundo todo

países

Socientifica

Se essas são as nações mais jovens do mundo, você já se perguntou quantos países existem ao todo em nosso planeta? Apesar desta pergunta parecer simples de ser respondida, a verdade é que a resposta depende muito do que é considerado um “país”. Isso porque, quando o assunto é política estatal, são poucas as coisas que são diretas e objetivas. Nesse sentido, se a pergunta for feita em diferentes países a resposta também pode ser diferente.

Por exemplo, de acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, ela reconhece 251 países e territórios. Já os Estados Unidos reconhecem oficialmente menos de 200 nações. Em conclusão, o melhor resultado é dizer que existem 195 países no mundo.

Eles estão distribuídos pelo mundo da seguinte forma: América Latina e Caribe: 33 nações; Europa: 44 nações; Ásia: 48 nações; África: 54 nações; América do Norte (menos México, que configura como América Latina): 2 nações; e Oceania: 14 nações.

Cientistas políticos usam as palavras ‘país’ e ‘nação’ para descrever esses lugares que possuem suas próprias fronteiras e governos completamente independentes. Por isso que, dos 195 países do mundo, 193 são membro de fato da ONU. Santa Sé (Vaticano) e a Palestina estão na lista como observadores não-membros.

No entanto, alguns Estados são apenas reconhecidos parcialmente como um país. Atualmente, cerca de seis Estados que não são membros da ONU recebem esse reconhecimento parcial. Eles são Taiwan, Saara Ocidental, Kosovo, Ossétia do Sul, Abecásia e a República Turca de Chipre do Norte. Isso acaba totalizando 201 países.

Estes países são reconhecidos parcial ou totalmente controlados por um outro país. Taiwan, por exemplo, a ONU basicamente o reconhece como representado pela República Popular da China. As ilhas Cook e o Niue, aparecem em algumas listas como Estados parcialmente reconhecidos. No entanto, eles nunca declararam independência ou tentaram ingressar na ONU, o que os faz serem considerados territórios autônomos pertencentes à Nova Zelândia.

Ainda existem aqueles que são autodeclarados que nenhum membro da ONU sequer reconhece, mas que operam de forma independente. O que aumentaria o número de países para algo entre 204 e 207, que são chamados de Estados soberanos de fato, uma maneira para afirmar que estes países são independentes, mesmo que não de forma “oficial”.

Fonte: Unit, Caminhos me levem 

Imagens: Segue viagem, Socientifica

Estranha condição faz com que corpo humano produza álcool

Artigo anterior

Um tumulto no bairro de Itaewon, na Coreia do Sul, matou mais de 150 pessoas. Entenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido