Curiosidades

Como o Catar se tornou um dos países mais ricos do mundo?

0

A diferença financeira no mundo é algo gritante. Enquanto nos deparamos com pessoas que lutam para ter o que comer diariamente, há aqueles que nunca passaram vontade de nada. Essa diferença também é vista entre as nações. E alguns países conseguem mudar o seu status, como foi o caso do Catar.

O país que sediará a Copa do Mundo desse ano tem uma área de 11.437 quilômetros quadrados, uma extensão territorial equivalente a pouco mais da metade do estado de Sergipe, o menor estado brasileiro. O interessante é que até a década de 1970, o Catar era extremamente pobre. No entanto, hoje, ele tem o maior PIB per capita do mundo. Mas como esse país, que teve por muito tempo sua economia baseada na pesca, conseguiu se tornar tão rico em pouco mais de 50 anos?

Desde que o Catar se tornou um protetorado britânico, no começo dos anos 1900, ele é governado pela família Al-Thani. Durante muito tempo, a população desse país sofreu com a pobreza, desnutrição e saúde precária. Mas em 1939, o país começou a descobrir que tinha valiosas riquezas naturais. Nesse ano foi encontrada uma reserva de gás no litoral do Catar, mas ela teve uma exploração lenta por conta da Segunda Guerra Mundial.

Catar

History

Nos outros anos, também se descobriu poços petrolíferos no país. Em 1951, o Catar produzia 46.500 barris de petróleo por dia, o que lhe rendia uma receita de 4,2 milhões de dólares e enriquecia a família real. E foi através da exportação do petróleo que, lentamente, a nação começou a se modernizar.

Em 1971, o Catar se tornou independente da Grã-Bretanha. Nesse mesmo ano, descobriu-se o maior campo de gás natural do mundo na costa do país. Contudo, ele não foi explorado logo de cara porque a extração do petróleo estava em alta. Além do que, nessa época, a demanda por gás natural não era grande e ele só podia ser transportado através de gasodutos. E o Catar também estava longe dos países que demandavam o produto.

Somente em 1996 que o país começou a explorar efetivamente o gás natural. Nesse ano, o Catar passou a ser governado pelo emir Hamad bin Khalifa al Thani, que depôs seu pai através de um golpe. Também nessa época, o país começou a investir em tecnologias como a liquefação, ou seja, as que transformam gás natural em líquido para facilitar o seu transporte. Não demorou muito para que o Catar se tornasse o maior exportador do produto no mundo.

Mais rico

History

Entretanto, ter riquezas naturais não é sinônimo de riqueza para um país. É preciso saber como administrar o que se ganha. Nesse ponto, o Catar sabe que a receita vinda tanto do petróleo como do gás natural é bem volátil, por conta disso o país começou a economizar o dinheiro proveniente da exportação desses produtos e o investiu no mundo todo.

Através de um fundo lançado em 2005, o país diversificou seus investimentos e os ampliou em vários tipos de ativos, como por exemplo, imóveis, empresas públicas e moedas. Esse ano, todos esses investimentos estão avaliados em cerca de 380 bilhões de dólares.

País

G1

Os olhos do mundo estão virados para o Catar nesse ano justamente por ele ser o país sede da Copa do Mundo desse ano. E assim como em outros anos, vários torcedores fazem de tudo para ir até onde o torneio irá acontecer.

Como por exemplo, o publicitário Rafael Ferreira, morador de Barroso, no interior de Minas Gerais, decidiu colocar à venda o seu álbum completo da Copa de 1962 para que conseguisse o dinheiro para ir ao Catar assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2022.

Segundo ele, até o momento já tem uma oferta de seis mil reais. Por conta disso, se ele não conseguir vender seu álbum por um preço que dê para ele ir a vários jogos, o publicitário disse que seu objetivo é ver um jogo do Brasil e a final do torneio.

“Se conseguir vender o álbum por um bom valor, irei para ver o máximo de jogos possível. Nunca assisti a um jogo do Brasil no estádio, mas se tratando de Copa, queria ver a final, independentemente de quais sejam as seleções. É uma partida histórica”, disse ele.

Fonte: History, G1

Imagens: History, G1

Podemos descobrir vida extraterrestre através dos buracos negros?

Artigo anterior

Entenda como a China pode ter “descoberto” as Américas antes do que se imaginava

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido