Curiosidades

Está crescendo um “mar” no meio do deserto do Iraque!

0

O Iraque é bem conhecido por conta da sua paisagem árida. Contudo, o que muitos podem não saber é que ele tem um diversidade muito grande de regiões úmidas. Dentre elas, uma das mais curiosas é esse mar que reapareceu recentemente no país.

Esse “mar”, na realidade é um lago interior que surgiu em Najaf, uma cidade que fica a oeste do rio Eufrates, aproximadamente de 160 quilômetros a sul de Bagdade. Ela é uma das maiores cidades iraquianas porque é onde o quarto califa do Islão, Ali Abu Talib, foi sepultado. Justamente por conta dessa importância histórica e religiosa, Najaf é o lar de um dos maiores cemitérios do mundo.

A etimologia do nome, como era de se esperar, vem do árabe e quer dizer colina. Esse nome veio por conta de a cidade estar atualmente sobre as ruínas de uma outra cidade, que ficava no cume e tinha uma vista para antigos vales e pântanos. E onde Najaf está situada tem muito a ver com a formação desse mar que intriga todas as pessoas.

Curiosamente, o mar da cidade já existia na antiguidade. No entanto, com o passar do tempo, a seca, a sobre exploração e mais fatores acabaram provocando seu desaparecimento.

Dentre todas os fatores, os principais para o desaparecimento desse mar foram a falta de precipitação e a sobre-exploração. Assim como esse lago de Najaf, vários outros estão desaparecendo de forma lenta no mundo todo por conta da inação humana.

Reaparecimento do mar

Meteored

A região onde o lago está localizado levou milhões de anos para se formar. A morfologia do local é o resultado de vários acontecimentos geológicos que criaram a depressão natural.

Agora, sabendo que ele já existiu na antiguidade vem a dúvida: por que ele renasceu? O renascimento desse “mar” se deve à criação de poços artesianos, ocasionais chuvas fortes, as nascentes naturais que não desapareceram e aos novos canais de irrigação.

Ao todo, o mar mede mais de 10 quilômetros de comprimento, e nas regiões mais largas ele tem mais de cinco e ainda continua a crescer.

Com esse ressurgimento, é possível ver terras agrícolas em volta do lago. Por mais que esse mar tivesse secado há tempos, nos últimos anos, os períodos de chuva ajudou ele a chegar ao seu tamanho atual. Entretanto, de acordo com os cientistas da Universidade de Bagdade, a chuva não é a única coisa que alimenta o lago e o mantém em um nível bom.

O que pode ajudar para que o nível da água aumente é a expansão de uma exploração piscícola no setor ocidental do lago. Isso mostra que não existem dúvidas de que, em menos de duas décadas, um pequeno mar foi criado e é alimentado pela agricultura e seus poços artesianos.

Nível

Claro que o reaparecimento desse mar no Iraque é uma coisa extraordinária. No entanto, nem todo aumento de água é uma coisa para ser celebrada. Como por exemplo, o aumento do nível do mar como um todo.

Tanto que, a NASA divulgou uma animação em que mostra o quão grande e perturbador foi o aumento do nível do mar nas últimas três décadas. Para isso, eles pegaram os dados de satélite que foram coletados desde 1993 e então Andrew J. Christensen, um especialista em visualização de dados da NASA, os transformou em um gráfico bem impactante.

Desde que os dados começaram a ser coletados, o nível do mar subiu mais de nove centímetros, o que é quase o comprimento de uma mão. Por mais que isso possa parecer pouca coisa, com esse recurso visual é possível ver que a realidade não é bem essa e faz com que as consequências sejam entendidas.

Com o objetivo de fazer com que dados acumulados criassem vida e que os perigos causados pelas mudanças climáticas fossem vistos, a NASA fez essa animação. Nela, é possível ver o aumento do nível do mar como se estivesse vendo de uma vigia de um navio.

Esse aumento acontece porque os oceanos absorvem aproximadamente 90% do calor que os seres humanos colocam no ambiente. À medida que eles aquecem, eles expandem seu volume e aumentam ainda mais o nível da água. Isso está sendo acelerado pelo derretimento das calotas polares e por conta do aquecimento global.

Conforme pontua Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA, “temos essa visão clara do recente aumento do nível do mar” graças à coleta sistemática feita pelos satélites nos últimos trinta anos.

E Matthew England, oceanógrafo e cientista climático da Universidade Nova Gales do Sul, em Sydney, ressalta que quando os oceanos absorvem esse calor, eles podem criar um senso de segurança falso com relação à velocidade das mudanças climáticas.

O vídeo da NASA mostrando esse aumento do nível do mar foi compartilhado no Twitter por Zachary Labe, cientista climático da Universidade Princeton. O vídeo faz parte da série “Sinais Vitais” da agência em que ela compara as mudanças ambientais do mundo com os sinais vitais do ser humano, como por exemplo, temperatura corporal ou frequência respiratória.

Fonte: Meteored,  Istoé dinheiro

Imagens: Meteored, Twitter

Cachorrinha caramelo leva filhote até hospital e cena comove web

Artigo anterior

Entenda como funciona o AI Pin, dispositivo que pretende acabar com os celulares

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido