Saúde

Estudo revela quantidade diária de passos que beneficia saúde do coração

0

Finalmente, um estudo revelou a quantidade de passos ideal para ter benefícios na saúde.

Muitos se perguntam quanto uma pessoa deve andar para ser considerada saudável. Afinal, os números parecem mudar ao longo dos anos, e não existia um consenso nesse assunto.

Contudo, embora os números tenham flutuado ao longo dos anos, a recomendação de 10 mil passos diários parece ter se estabelecido como padrão entre os especialistas.

Via Freepik

Estudo comprova

Um novo estudo sugere que alcançar cerca de 10 mil passos por dia pode reduzir o risco de mortalidade em 39% e diminuir em 21% o risco de doenças cardiovasculares.

A pesquisa, baseada em dados de mais de 72 mil participantes, foi publicada recentemente na revista científica British Journal of Sports Medicine.

Além disso, os dados indicam que mesmo quando as pessoas passam longos períodos em comportamento sedentário, atingir a quantidade de passos ideal, ou seja, 10 mil, pode trazer benefícios significativos para a saúde.

No entanto, Matthew Ahmadi, pesquisador da Universidade de Sydney e um dos autores do estudo, enfatiza que este não deve ser visto como uma desculpa para períodos prolongados de sedentarismo.

Ele destaca que é uma mensagem crucial de saúde pública: cada movimento conta, e as pessoas têm o poder e a responsabilidade de compensar os efeitos do sedentarismo aumentando sua contagem diária de passos.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde também traz suas recomendações. Na prática, pessoas entre 18 e 65 anos precisam praticar entre 150 a 300 minutos de atividade física por semana. A intensidade ideal é a moderada.

Para atividades aeróbicas de alta intensidade, a recomendação é de 75 a 150 minutos por semana. Exemplos dessas atividades incluem corrida, caminhada e natação.

Como aconteceu

O estudo recente envolveu 72.174 participantes, com uma idade média de 61 anos, dos quais 58% eram mulheres. Durante sete dias, os participantes utilizaram um dispositivo de contagem de passos no braço.

Os pesquisadores utilizaram os dados coletados nesse período para estimar a quantidade de passos diários e o tempo dedicado a comportamentos sedentários de cada indivíduo.

Todos os participantes faziam parte do UK Biobank, um extenso banco de dados do Reino Unido utilizado em pesquisas na área da saúde.

A saúde dos participantes foi monitorada por quase 7 anos. A análise dessas informações levou os pesquisadores a concluir que a quantidade ideal de passos para mitigar o tempo sedentário e reduzir o risco de morte e doenças cardiovasculares está entre 9 mil e 10 mil por dia.

Segundo os cientistas, um número de passos entre 4 mil e 4,5 mil por dia já proporcionou 50% dos benefícios para a saúde observados com a quantidade ideal de 10 mil passos diários.

Via Freepik

Especialistas concordam

Leandro Costa, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que não participou do estudo, ressalta que a pesquisa se diferencia das investigações anteriores sobre o tema devido à utilização de uma medição mais precisa da quantidade de passos, realizada por meio de um dispositivo com acelerômetro.

Relógios e pulseiras inteligentes empregam tecnologia semelhante para coletar dados de atividade física, embora a precisão possa variar entre as diferentes marcas.

Conforme o especialista, é evidente hoje que esses dispositivos são ferramentas que promovem o aumento da adesão à prática de atividades físicas, as quais por sua vez estão associadas a outros hábitos saudáveis e trazem benefícios para a saúde.

Além disso, acrescenta que a meta diária de 10 mil passos já está amplamente estabelecida na literatura científica, mas anteriormente tínhamos medições menos precisas.

Quantidade de passos ideal

Estudos anteriores estabeleceram diferentes quantidades diárias de passos para promover uma vida mais saudável, variando entre 4 mil e 7 mil passos.

De acordo com Costa, a recomendação de 10 mil passos por dia é aplicável à maioria das pessoas.

No entanto, o especialista ressalta a importância do acompanhamento médico para garantir uma prática segura desse hábito.

Nesse contexto, dispositivos como relógios e pulseiras inteligentes podem ser úteis, fornecendo informações adicionais aos profissionais de saúde, facilitando a prescrição e o monitoramento da atividade física.

Via Freepik

Como atingir essa média?

Para a maioria dos brasileiros, pode ser difícil atingir a quantidade de passos ideal no dia a dia, especialmente pela rotina atarefada.

Nesse caso, existem algumas alternativas. A mais comum, e recomendada, seria fazer uma atividade própria para caminhar, como corrida, andar na esteira ou correr em locais abertos. Cerca de trinta minutos a uma hora dessa atividade seria suficiente.

No entanto, nem todas as pessoas conseguem cumprir essa meta. Nesse caso, a recomendação é utilizar os pés sempre que possível e viável. Isso significa andar até o ponto de ônibus ou até o trabalho, andar ao mercado e subir de escada em vez de elevador, por exemplo.

Dessa forma, é possível bater a quantidade de passos no dia a dia, e contribuir para a redução do sedentarismo.

 

Fonte: CNN

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Tempestade solar intensa pode trazer riscos à saúde

Artigo anterior

Conheça o superalimento que tem 7 vezes mais vitamina C que a laranja

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido