O apresentador Fábio Porchat usou as redes sociais para informar que irá pagar a taxa de inscrição de R$ 85 de 200 estudantes que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2022.
O projeto, nomeado como “Quebra Essa, Porchat”, ocorreu pela primeira vez em 2021. Em um post no Twitter, o ator e humorista lembrou que no ano passado se comprometeu a pagar 100 inscrições. Maisa Silva, o jornalista Glenn Greenwald e o deputado David Miranda também “apadrinharam” alguns participantes na última edição do Enem.
“Agora vou apoiar 200 estudantes que não sabem como vão pagar a inscrição. […] Essa ação no ano passado rendeu muitas matrículas nas universidades. Acredito em vocês! Vamos lá porque só a educação muda o mundo”, disse Fábio Porchat no Twitter.
Minha Gente! O Quebra Essa, Porchat está de volta!
Lembra que no ano passado me comprometi a pagar 100 inscrições do ENEM e a @maisa, o @ggreenwald e o @davidmirandario embarcaram junto comigo apoiando também?
Vou repetir esse ano!!! pic.twitter.com/6AL2E6bLOg— Fabio Porchat (@FabioPorchat) May 9, 2022
Neste ano, o Enem ocorre nos dias 13 e 20 de novembro. Os estudantes interessados devem realizar a inscrição entre 10 e 21 de maio. Caso não obtenham taxa de isenção, devem fazer o pagamento de R$ 85 até 27 de maio.
Foto: Reprodução
A cantora Ludmilla também defendeu a importância do Enem. A funkeira “deu uma bronca” em uma fã, que afirmou que não pagaria a prova para juntar dinheiro para ir a um show da artista.
Por meio de uma publicação no Twitter, o fã disse que desistiu da prova para ir ao Numanice, show que Ludmilla canta sucessos do pagode e músicas autorais.
“Ia fazer Enem esse ano, mas desisti porque agora eu pago, está 85 reais e estou juntando dinheiro para o Numanice… tenho minhas prioridades!”, escreveu ele.
Ludmilla, respondeu a publicação “repreendendo” o fã, que se encantou com a resposta.
“Para de maluquice. Paga esse Enem e me manda seu nome e de um acompanhante que eu deixo anotado para te colocar na lista de convidados para quando o Numanice for para Salvador. Vai ter fã graduado sim kkk”, disse a cantora Ludmilla.
Para de maluquice😒 Paga esse enem e me manda seu nome e de um acompanhante que eu deixar anotado pra te colocar na lista de convidados pra quando o Numanice for pra Salvador
— LUDMILLA 🏍 (@Ludmilla) May 10, 2022
Foto: Reprodução/ Gshow
Outro famoso que defendeu a importância do exame foi o ex-BBB Gil do Vigor. No primeiro dia do Enem de 2021, dos Estados Unidos, onde estava fazendo PhD (pós-doutorado) em economia na Universidade da Califórnia, em Davis, Gil falou que ainda se lembrava do dia em que descobriu que havia passado para a universidade e incentivou as pessoas a não desistirem dos estudos.
“Esse foi o dia em que eu fiquei sabendo que passei para a universidade. Foi um sonho e hoje eu vejo o quanto esta data foi importante pro resto da minha vida. Toda a minha energia positiva vai para que vocês sintam o que eu senti nesse momento. Independente de quando seja. Viva a educação!”
Na época da edição de 2021 do Enem, o ex-BBB também apoiou a campanha da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para ajudar a pagar as inscrições dos estudantes que não tinham condições financeiras e não receberam a isenção.
Pelo Twitter, o economista disse que a campanha da Ubes era importante e pediu para os seguidores ajudarem. Além de Gil, a campeã do BBB 21, Juliette Freire, também acatou a campanha.
Fonte: Splash, Correio Braziliense, Gshow