Entretenimento

Plano de fãs e doações fizeram Juliette chegar ao 1º lugar no iTunes em 63 países

0

Os recordes da cantora Juliette no iTunes, serviço de download de música da Apple, têm por trás um plano bem definido e realizado pelos cactos, como são chamados os fãs da campeã do BBB 21. A artista conseguiu o primeiro lugar em mais de 60 países entre os meses de janeiro e maio deste ano.

Para entender como isso aconteceu, o G1 conversou com a equipe do Juliette Charts, o principal perfil responsável pelas ações que levam músicas da cantora ao topo do iTunes.

Através do perfil no Twitter e no Instagram, a equipe pede doações por PIX e fãs da cantora enviam entre R$ 1 e R$ 10. Todo dinheiro arrecadado, cerca de R$ 3 mil para cada música escolhida, é transferida para pessoas que vivem fora do Brasil, podendo ser membros de fã-clubes parceiros ou fãs da própria Juliette.

Os parceiros da fanbase de Juliette recebem o dinheiro e compram a música no iTunes. Procurado pelo portal G1, o iTunes não quis comentar sobre a ação dos fãs.

O primeiro lugar de Juliette

Foto: Reprodução

Os fãs gastam o dinheiro arrecadado para conquistar o maior número de territórios com o menor investimento possível, quase como se estivessem jogando “War”.

“Tem países que são super simples pegar #1 e outros bem difíceis”, explica Victor Martins, um dos fãs que comanda o Juliette Charts. Por isso, é normal ver países listados como Bahamas, Honduras, Guatemala, Estônia, Moldávia, Sri Lanka ou São Cristóvão e Névis.

No entanto, os cactos afirmam não ligar, isso porque um primeiro lugar é contabilizado de qualquer forma, seja ele em países maiores e de rankings mais concorridos (Argentina, Brasil, Portugal, Egito, México e Suécia) ou menos disputados (Uganda, Micronésia, Chipre, Namíbia, Moldávia, Gâmbia e Omã).

A primeira música composta por Juliette, o piseiro “Cansar de Dançar”, foi lançada na semana passada e conseguiu o primeiro lugar em 46 países.

Já “Un Ratito”, reggaeton cantado por ela com Alok e os porto-riquenhos Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárez, chegou ao primeiro lugar de 63 países. A colaboração foi lançada em janeiro deste ano.

Antes dessas duas músicas de Juliette, nunca um artista brasileiro tinha conseguido chegar ao topo do iTunes em tantos países diferentes.

Sem bots e sem VPN

Foto: Roberto Filho/Brazil News

De acordo com os responsáveis pelas ações, o valor arrecadado é para enviar aos fãs que “não têm condição de comprar a música e para enviar a parceiros de países”.

A equipe do Juliette Charts afirma que não há uso de bots ou de VPN, ferramenta de acesso remoto que simula uma localização geográfica diferente da real. “Até porque iTunes precisa de métodos de pagamentos legítimos do país para comprar. Ou seja, um cartão brasileiro não pode comprar no iTunes americano”, explica Victor.

O administrador do portal informa que esse tipo de iniciativa ajuda a divulgar a carreira, porque “ter bons resultados é crucial”.

Victor ainda compara a ação dos cactos com os feitos realizados pelos fãs de K-pop, o pop sul-coreano de grupos como o BTS. “Da mesma forma, o que fazemos com Juliette é tentar dar visibilidade ao trabalho dela, já que essas ações são noticiadas pelos portais e sites.”

O fã da campeã do BBB 21 acrescenta que é muito comum que os fandoms se conectem e com isso acabem ajudando uns aos outros nessas missões.

“Temos parcerias com o fandom do BTS, BlackPink, GOT7, TINI, Kenia Os, Katy Perry, Lady Gaga, LISA e muitos outros”, enumera Victor. “É uma forma de conectar fãs de todos os países para ajudar novos artistas e conseguir alcançar novos países para o artista.”

Lembrando que a cantora estreou no mercado musical em setembro de 2021, com o EP “Juliette”, que até hoje mantém o recorde de maior número de pré-saves da história do Spotify Brasil. 

Fonte: G1

Fábio Porchat vai pagar a inscrição de 200 estudantes no Enem 2022

Artigo anterior

Sem celular e com spray de pimenta: a rotina dos vizinhos da cracolâdia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido